Canela,

25 de fevereiro de 2024

Anuncie

Programação gratuita sediada na UCS celebra Dia Mundial da Criatividade em Caxias do Sul

Compartilhe:

Mais de 70 atividades serão oferecidas à comunidade no dia 21 de abril, durante evento que tem como tema A Era dos Criadores de Impacto e foco em inovação, sustentabilidade, aprendizado e inclusão

Inovação, sustentabilidade, aprendizado e inclusão estarão em pauta no maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o Dia Mundial da Criatividade, que ocorre em Caxias do Sul no dia 21 de abril, das 9h às 19h, sediado pela Universidade de Caxias do Sul. Entre mais de 70 atividades, a comunidade caxiense contará com oficinas, palestras e apresentações em uma programação completamente gratuita realizada nos ambientes dos anfitriões UCS e do CETEC – também são parceiros da iniciativa a Agência de Inovação UCSiNOVA e o TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Dia Mundial da Criatividade realiza, anualmente, uma grande campanha de mobilização de educadores, empreendedores, líderes empresariais, criadores de conteúdo, estudantes, pesquisadores, influenciadores digitais, veículos de imprensa e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação e sustentabilidade em várias cidades do mundo. Somente na última edição, mais de 1.600 pessoas participaram das atividades na cidade.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Em 2023, o maior festival colaborativo de criatividade do mundo aborda o tema A Era dos Criadores de Impacto, promovendo uma série de ações gratuitas de educação, cultura e entretenimento para acelerar o desenvolvimento econômico sustentável em Caxias do Sul. Nos últimos anos, a Economia de Criadores vem crescendo acima da média e transformando radicalmente o ciclo de criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços em todo o mundo. Sendo assim, é fundamental ampliar conhecimentos sobre a evolução deste ecossistema e seus impactos no desenvolvimento econômico, social e cultural sustentáveis.

Cada vez mais, crianças e adolescentes afirmam que ser um criador de conteúdo é um sonho para seu futuro profissional, mas qual seria a influência e o impacto dos criadores de conteúdo na construção de um futuro mais sustentável e melhor para todos? A proposta é ampliar o debate entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre as ferramentas e aplicativos digitais; as empresas iniciantes que estão constantemente avançando em suas tecnologias; e as pessoas e empresas que apoiam o trabalho dos criadores e os ajudam a monetizá-lo, de videomakers e maquiadores a gerentes de negócios, contadores, consultores de branding e investidores.

Todas as atividades serão gratuitas e voltadas a públicos de diversas idades e interesses, desde eventos que complementam o portfólio profissional até ações com foco na criatividade no âmbito do lazer e da família. Além das atividades que exigem inscrição prévia, o festival ainda contará com apresentações artísticas em uma programação especial.

Para participar, basta realizar a inscrição gratuita a partir deste link. As vagas são limitadas.

World Creativity Day
O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis. A comunidade global reúne agentes para promover e conectar ações em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Neste ano, o evento, em sua 6ª edição, concentra-se no tema “Celebrar a vida”, com eixos como diversidade, emoções, aprendizagem e sustentabilidade. A realização promove 1.500 atividades gratuitas (presenciais e on-line) em todo o Brasil, com uma expectativa de público total de 100 mil pessoas. Ao todo, 100 cidades brasileiras participam da mobilização e outras 30 ao redor do mundo.

A data entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017 e agora integra também o calendário oficial do município com a Semana da Criatividade e Inovação, por meio da lei aprovada em 20 de março.