Canela,

12 de abril de 2024

Anuncie

UCSfm completa 20 anos em Vacaria e recebe homenagem no plenário municipal

Compartilhe:

Foto: Saulo Vargas/Câmara de Vereadores Vacaria.

Sediada no campus da UCS Vacaria e com alcance que abrange a região dos Campos de Cima da Serra, a rádio iniciou suas operações, em 2003, como a primeira emissora educativa da Serra Gaúcha e a quinta do RS

Pelos 20 anos, completados no mês de abril, a UCSfm Vacaria – 106.1 MHz -, emissora da rede educativa da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), foi homenageada em sessão solene na Câmara de Vereadores de Vacaria.

Hoje localizada no Campus da UCS no município e com um alcance que abrange a região dos Campos de Cima da Serra, a UCSfm Vacaria iniciava as suas transmissões em 11 de abril de 2003, como a primeira emissora educativa da Serra Gaúcha e a quinta do RS. Suas raízes remontam, no início dos anos 1980, à criação do Núcleo de Produção Audiovisual da UCS (NPA), que tinha a finalidade de produzir documentários de interesse acadêmico e comunitário. A necessidade de investir em laboratórios de comunicação para cursos de graduação como de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, introduzidos gradativamente, associada à estratégia de criar uma rede eletrônica de comunicação, incluindo TV universitária e rádio educativa, levou à transformação do NPA em um centro de comunicação denominado CETEL (Centro de Teledifusão Educativa), inaugurado em 31 de outubro de 1997. O Cetel era formado, originalmente, pela UCSTV e pelas rádios UCSfm Vacaria, UCSfm Caxias do Sul e UCSfm Bento Gonçalves.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Na ocasião da homenagem, o chefe de gabinete da Reitoria da UCS, professor Marcelo Faoro de Abreu, agradeceu na tribuna o reconhecimento concedido. “Veículos de grande relevância à missão institucional, as emissoras educativas UCSfm contribuem à difusão do conhecimento produzido na Universidade, de informações e cultura para toda a comunidade, em diálogo com as regiões em que estão inseridas”, pontuou. No que concorda o diretor-geral da UCSfm, Sandro Padilha: “Importante veículo de comunicação para a comunidade Vacariense, a rádio leva, através da sua programação, entretenimento, informação, serviço e cultura para todos os ouvintes”, reforçou, contextualizando o alcance da emissora, ampliado a partir da presença nas principais redes sociais e plataformas digitais disponíveis, para as mais diferentes cidades, estados e países.

Também marcaram presença o diretor da UCS Vacaria, professor Marco Pegorini, o coordenador da emissora no município, Alisson Campos, colaboradores e convidados.

O autor da homenagem, vereador Pingo Rezende, pontuou a relevância do veículo. “A gente se sente lisonjeado de poder proporcionar essa homenagem a esse importante veículo de comunicação, que além de comunicar, educa e presta um trabalho cultural para Vacaria e toda a região”, afirmou.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Com uma programação comprometida com a missão educativa da FUCS, a UCSfm contribui com a finalidade de produzir e socializar os saberes para promover o desenvolvimento sustentável, propagando cultura, conhecimento, entretenimento e informação. Em diálogo com a sociedade, abre espaço para divulgar eventos, campanhas e iniciativas com a participação de alunos, professores, pesquisadores e especialistas da Universidade de Caxias do Sul e das demais mantidas da FUCS – CETEC e Hospital Geral.