Canela,

19 de junho de 2024

Anuncie

UCSfm de casa nova no Bloco M

Compartilhe:

Foto: Bruno Zulian.

Comemorações dos 20 anos da rádio educativa começam com a inauguração de uma estrutura mais ampla e moderna nesta quinta-feira, dia 27

A UCSfm inaugura casa nova a partir desta quinta-feira (27), quando passa a ocupar três salas no 3º pavimento do Bloco M da Cidade Universitária, no campus-sede de Caxias do Sul. Com estrutura maior, mais moderna e dinâmica, a emissora amplia sua representatividade e visibilidade na Serra Gaúcha e região Metropolitana, consolidando-se como uma das mais importantes rádios educativas do país.

A mudança do prédio do Centro de Teledifusão Educativa (CETEL) para o Bloco M, onde também fica localizado o UCS Teatro, concede um caráter ainda mais cultural para a UCSfm, cujo propósito é oferecer música, informação, serviço e entretenimento desde a sua fundação, há 20 anos. As novas instalações, aliás, fazem parte das comemorações de duas décadas da emissora. “Esse movimento e essa conquista da UCSfm representam o reconhecimento dos ouvintes e da comunidade de um modo geral. Por isso queremos compartilhar com todos essa conquista”, comemora o diretor-geral da emissora, Sandro Padilha.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A nova estrutura da UCSfm junto ao Bloco M é dividida em três salas (atendimento, produção e estúdio) e atende a uma demanda antiga graças ao desenvolvimento constante da emissora, representado, por exemplo, pela expansão do sinal de difusão de 1 para 10 kilowatts de potência nos últimos anos. O novo estúdio conta agora com multiplataformas de áudio e vídeo que vão ampliar ainda mais a interatividade com os ouvintes.

“Estamos com uma melhor estrutura para receber o público e para atendimento comercial, sem contar o novo estúdio, que ficou muito mais amplo e moderno”, comenta Padilha, destacando que o investimento feito pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, da qual a UCSfm é uma mantida, simboliza o potencial da rádio para os próximos anos. “Esse presente pelos 20 anos garante a continuidade do nosso objetivo de educar por meio da boa música”, finaliza Padilha.

Um pouco de história

A UCSfm 106.5 MHz é uma emissora educativa que faz parte da Rede de Rádios UCSfm, uma das mantidas da Fundação Universidade de Caxias do Sul. Suas raízes foram cravadas no começo dos anos 1980, quando foi criado o Núcleo de Produção Audiovisual da UCS (NPA), com a finalidade de produzir documentários de interesse acadêmico e comunitário. A necessidade de investir em laboratórios de comunicação para os cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, associada à estratégia de criar uma rede eletrônica de comunicação, incluindo TV Universitária e Rádio Educativa, levou à transformação do NPA em um centro de comunicação denominado CETEL (Centro de Teledifusão Educativa), inaugurado em 31 de outubro de 1997. O CETEL era formado, originalmente, pela UCSTV e pelas rádios UCSfm Caxias do Sul, UCSfm Bento Gonçalves e UCSfm Vacaria (pioneira entre as três emissoras).

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Do ponto de vista editorial, a programação da UCSfm consolidou seu comprometimento com a missão educativa da FUCS, em diálogo com a sociedade, a fim de atingir a finalidade da Instituição: produzir e socializar o conhecimento para promover o desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, oferece permanentes espaços para a divulgação de eventos e campanhas, com a participação de alunos, professores, pesquisadores e especialistas da Universidade de Caxias do Sul e das demais mantidas da FUCS – Cetec e Hospital Geral.