Canela,

12 de maio de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

A COMUNICAÇÃO É O MAL DO SÉCULO • Juliana Alano

Compartilhe:

Caro leitor, um problema recorrente que vejo nos meus atendimentos tem relação com a comunicação. As pessoas querem mudar uma situação, mas acham que as pessoas a sua volta devem perceber o que se passa, o que de fato é muito difícil de acontecer. Passar uma informação com segurança, clareza e objetividade é ser assertivo. Esse tipo de comunicação preza por construir uma conversa com base em pilares como respeito, transparência e eficiência.

Dentro de casa um bom exemplo a ser dado é sobre as finanças do casal, como a grande maioria não fala de dinheiro para não gerar brigas, enquanto um investe, o outro está usando cheque especial. Não foi um nem dois casais que passaram pela mentoria comigo falaram essa situação.  

Já dentro das empresas a situação é ainda mais caótica, setor de compras não fala com o financeiro que por sua vez não fala com vendas e por aí vai. Nas empresas familiares, as informações normalmente estão na cabeça de uma pessoa só e o restante do pessoal precisa fazer malabarismo para conseguir trabalhar com eficiência.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Uma dica legal para os empresários é que façam reuniões periódicas, pois isso ajuda muito no alinhamento da comunicação, inclusive é nestes momentos que saem muitas dicas criativas para melhorar os processos diários.

E se já é difícil se comunicar dentro da empresa, imagina a dificuldade que é a comunicação com o cliente. Uma boa comunicação é baseada no equilíbrio, requer que você seja franco sobre seus desejos e necessidades, mas sempre levando em conta os direitos, necessidades e desejos dos outros.

Portanto, é essencial que gestores se preocupem com uma boa comunicação interna e externa, pois é a partir dela que poderão ter resultados e alavancar os negócios.

A melhor forma de conseguirmos algo é sermos claros sobre esse sentimento, seja uma mudança, uma resolução de conflito na empresa ou ainda em um a venda. COMUNICAÇÃO não é o que você FALA, mas o que o outro COMPREENDE do que foi DITO.