Canela,

16 de abril de 2024

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UCS entrega obra do Laboratório de Simulação da Vida

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Foto: Bruno Zulian.

Tecnologias adotadas permitirão aos alunos a prática de atendimento a inúmeras situações clínicas simuladas com alta fidelidade em manequins computadorizados

A Universidade de Caxias do Sul formalizou na quarta-feira, 26 de abril, a entrega da obra do Laboratório de Simulação da Vida. Voltada para ensino-aprendizagem nos cursos da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, no âmbito de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, a estrutura visa à qualificação assistencial de profissionais da saúde de toda a região.

Localizado no terceiro andar do bloco H do Campus-Sede, o Laboratório conta com três salas de simulação dedicadas ao desenvolvimento de habilidades avançadas, que poderão ser utilizadas simultaneamente; duas salas de ensino de habilidades técnicas (como punções venosas, cateterizações, manejo das vias aéreas, estudos dirigidos em anatomia e função, lavagem de mãos, uso de EPIs); e seis consultórios de simulação clínica, com vidro espelhado para treinamento e avaliação no âmbito da relação profissional-paciente (como entrevista, exame físico e comunicação de más notícias).

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O espaço permitirá que os acadêmicos aprendam e desenvolvam competências em contato com tecnologias avançadas em simulação realística de alta fidelidade. Com possibilidades que colocam o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, a metodologia permite a simulação de inúmeras situações clínicas – como de atendimento a paciente com infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular encefálico – sem riscos, já que os procedimentos são realizados em manequins computadorizados especialmente projetados para as práticas.

Aos estudantes, os equipamentos permitirão “conversar com o paciente”, examiná-lo, monitorar sinais vitais, prescrever medicamentos, comunicar-se em equipe e solicitar e interpretar exames diagnósticos como eletrocardiogramas, radiografias e tomografias – integrando essas informações em diagnóstico e tratamento, como na prática real dos serviços de saúde. As sessões poderão ser transmitidas ao vivo para a turma e gravadas em áudio e vídeo para revisão e discussão em grupo, a fim da consolidação dos aprendizados.

A previsão é que a inauguração da estrutura completa, com o início das atividades acadêmicas, ocorra no segundo semestre deste ano. O projeto conta com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

O primeiro e o segundo piso do Bloco H, com obras em andamento e previsão de inauguração também no decorrer do segundo semestre, serão ocupados por salas de aula com tecnologias inovadoras a sediarem atividades para cursos de todas as áreas do conhecimento.

Simuladores realísticos

O desenvolvimento do projeto nascido em 2019, conforme explicação do professor do curso de Medicina da UCS Fabricio Fortuna, que atuou na elaboração do Laboratório, incluiu incursões em centros de referência no uso da metodologia da simulação realística, tecnologia moderna e em franco crescimento no Ensino Superior na área da Saúde, inspirada na aviação civil.

Entre os simuladores adquiridos, ainda a serem instalados, consta a SimMom 3G, da Laerdal Medical, que simula situações de parto e cuidados ao recém-nascido, além do atendimento ao paciente adulto não-grávido, integrando exame físico associado à ultrassonografia para auxiliar ao diagnóstico de distúrbios cardiocirculatórios e relacionados ao atendimento aos pacientes vítimas de politraumatismo. Somam-se outros manequins específicos para treinamento em ressuscitação cardiopulmonar, pediatria e cuidados gerais.

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Solenidade

Na entrega da obra, que contou com visita aos novos ambientes, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, reiterou agradecimentos e cumprimentos aos colaboradores e equipes de execução e apoio, e celebrou a retomada dos investimentos que pôde ser realizada durante a gestão. “Com ajuda de toda a equipe fomos conseguindo dar passos na direção de entregar essa estrutura que vai nos colocar em um patamar diferenciado na área da educação, com reflexos regionais, consolidando ainda mais a imagem de excelência na Saúde na Instituição”.

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, destacou o impacto acadêmico da inovação, diretamente conectado aos propósitos institucionais, valores e missão, orientados para a excelência. “O propósito é transformar o mundo em um lugar melhor para se viver por meio do conhecimento”, situou, a partir de um profundo interesse pelo aprendizado e pelo processo formativo dos outros. “Hoje celebramos um propósito transformado em estrutura física”, comemorou, em uma “instituição contemporânea que honra sua missão e os precursores desta trajetória”.

Diretora da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, a professora Carin Weirich Gallon exaltou a inovação, contextualizando a exclusividade regional de laboratório de simulação da vida no nível do instalado na UCS, para todos os cursos ligados à saúde humana, permitindo a construção de aprendizados no treinamento de procedimentos com segurança e sem riscos aos pacientes. Mesmo com toda a estrutura tecnológica, “em nenhum momento deixaremos de atuar pela humanização do atendimento, que é primordial. Trabalhamos com o coração, além da técnica”, sinalizou .