Canela,

29 de novembro de 2023

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – As crianças sentem tudo e algo pode estar tirando a sua paz

Compartilhe:

Sigo aqui compartilhando como a Pedagogia Sistêmica pode melhorar o ambiente escolar de forma simples e acolhedora.

Exemplo verídico: na escola uma criança fica irritada, muito brava, porque queria mais biscoitos. Sai da sala da merenda e vai para o pátio e fica gritando, e todos ficam assustados, olhando e julgando esta criança. Alguns professores falam, “é birra”, “está mal acostumado”, “os pais não dão limite”…

Uma professora sistêmica percebe a situação e vai de encontro a criança, ela não fala nada, apenas olha a criança nos olhos, recebe um abraço (recebe porque foi iniciativa da criança) e volta para sua sala, como se nada tivesse acontecido.

Isto é milagre? Não de forma alguma, apenas uma professora amorosa, que se conectou com a criança e chegou no seu coração. A professora sistêmica tem algumas frases para determinadas situações, que podem ser ditas ou apenas pensadas.

Porém aqui chamo atenção que, para ocorrer esta conexão, é preciso que a professora esteja bem em sua relação consigo mesma e com suas raízes, que são seus pais. E por que? Porque não consigo chegar no coração da criança, se estiver com o meu machucado.

A importância de valorizar quem nos deu a vida, é essencial para que consiga seguir e conectar com quem está a minha volta. Quem me deu a vida, pai e mãe são pessoas muito especiais, nos deram o que de maior possuímos, a VIDA.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

A criança também se conectou com esta professora, porque ali não existia julgamentos e nem críticas ao seu comportamento. Uma criança quando está agindo de forma fora dos “padrões” é porque alguma necessidade sua, não foi atendida. Perceber e ter um olhar amplo faz com que a professora veja além do aparente e saiba como lidar com a situação.

De forma nenhuma ser a salvadora e solucionadora de desafios dos alunos e sim estar no seu lugar de apenas a professora. Isso quer dizer que pode ser apenas quem conduz e transfere aquilo que sabe, sem estar no lugar de mãe do aluno e achando que poderia fazer melhor por ele.

A Pedagogia Sistêmica oferece leveza, melhoria nas relações e maior integração na turma, desde que a educadora esteja disposta a fazer apenas a sua parte, de forma amorosa e sem nenhuma expectativa, apenas deixar as coisas acontecerem de forma natural.

Ter clareza que cada criança tem seu sistema familiar e todos somos diferentes, cada um com seus desafios e com a família certa para vivenciar e aprender todos os dias. Assim como nós, viemos de um sistema diferente de todos os outros e assim aprendemos como cada um tem suas dinâmicas, fáceis ou difíceis, para nosso crescimento.

E lembrando que as crianças absorvem e sentem tudo que acontece na família, na maioria das vezes quando a criança está com comportamentos muito diferente, pode saber que algo está lhe tirando a paz. Pois o amor que a criança sente pelos pais, é tão grande que ela adoece e se sente responsável por salvar os mesmos. E não esqueça: “EU VEJO VOCÊ.”EU VEJO VOCÊ –