Canela,

12 de abril de 2024

Anuncie

Laboratório de Coral Infantil da UCS oferece aulas inaugurais gratuitas e abertas à comunidade

Compartilhe:

Foto: Maurício Concatto.

Projeto piloto visa oportunizar a prática da musicalização, a ampliação da percepção musical e vocal das crianças, impulsionar o espírito coletivo e as potencialidades artísticas. Ação ocorre nos dias 5, 12 e 19 de maio

A partir deste mês de maio, crianças de sete a 13 anos terão a oportunidade de ampliar ritmo e afinação através do Laboratório de Coral Infantil da Universidade de Caxias do Sul. A atividade gratuita ocorre nos dias 5, 12 e 19 de maio, sextas-feiras, das 18h15 às 19h30, na Escola de Música, localizada no Bloco 24 do Campus-Sede da UCS.

O projeto piloto visa oportunizar a prática de musicalização através da voz, com foco em jogos de percepção musical, música e movimento e performance. Por consistir em um laboratório, a atividade impulsiona também o espírito coletivo e as potencialidades artísticas, de forma leve e divertida.

Para a professora e regente do Laboratório de Coral Infantil, Cristiane Ferronato, além do cunho artístico, a atividade desempenha um papel importante no processo de cidadania. “Tem a ver com uma formação humana, de percepção do coletivo. No momento em que você é convidado a cantar com o outro, também é convidado a escutar o outro. Acredito que, em termos sociais, estamos muito carentes disso”, considera.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A professora, que também faz parte do corpo docente do curso de Licenciatura em Música da UCS e é regente e diretora artística do Coro Juvenil do Moinho/UCS, explica que as aulas inaugurais são abertas à comunidade para que o público possa vivenciar o momento musical e conhecê-lo na prática. “A proposta é que seja um laboratório de práticas musicais e artísticas consistentes com um repertório bem amplo para instigar uma escuta mais ativa, um desenvolvimento de senso crítico da percepção estética e de si. Tudo isso feito com muita seriedade, mas, ao mesmo tempo, muita ludicidade”, contextualiza a regente Cristiane Ferronato.

Para participar das oficinas, acesse o link disponível na bio do Instagram da Escola de Música da UCS indicando nome completo dos responsáveis e da criança. Saiba mais sobre a Escola de Música pelo telefone (54) 3218.2984 ou pelo WhatsApp (54) 99975.5514. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h às 21h30.

Musicalização de Bebês

Ainda no mês de maio, a UCS realiza o curso extensivo Musicalização de Bebês a partir do dia 9, às terças-feiras, das 18h45 às 19h15. O objetivo é impulsionar a iniciação musical de bebês, visando às primeiras práticas, músicas e percepções sonoras ativas, bem como a socialização e o fortalecimento de vínculos.

Com vagas limitadas para dez alunos, a atividade será conduzida pelos especialistas em Práticas em Educação Musical Maicon Jean Basso e Miraci Jardim Alves e pela licencianda em Música Laura Canalli Sartor, sob orientação do coordenador do curso de Música, professor Vitor Hugo Rodrigues Manzke, que soma 13 anos de experiência na área de musicalização infantil.

Além dos três professores que vão acompanhar, atender e conduzir as brincadeiras, cada bebê terá a presença de seu respectivo responsável durante todas as aulas, formato que, segundo o professor Manzke, é pioneiro na região e fomenta o fortalecimento de vínculos. “Todo desenvolvimento musical gera uma série de benefícios, mas nessa fase, em especial, trabalhamos muito com os sentidos, com o início do desenvolvimento do sentido da audição, da percepção auditiva e do reconhecimento de alguns sons. Esse é o estímulo inicial para uma futura execução musical”, explica.

A atividade, que proporciona um momento de interação qualificada e dirigida, segue até dia 12 de dezembro e as matrículas podem ser feitas a qualquer momento, desde que haja vaga disponível.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Conheça a regente Cristiane Ferronato

Com ampla formação e trajetória em coros infantis e infantojuvenis, Cristiane Ferronato é professora no curso de Licenciatura em Música da UCS há mais de 10 anos. Referência na região como regente de coral, agora também do Laboratório de Coral Infantil, ela é pedagoga, mestre em História, especialista em Educação Brincante pelo Instituto Brincante, de São Paulo, e especialista na abordagem Orff-Schulwerk – conceito pedagógico no ensino da música para crianças – pela The San Francisco International Orff Course.
A profissional também concebeu, dirigiu e regeu diversos espetáculos musicais, como “Contrapontos” (2017) e “Moinho Nômade”(2019), ambos com o Coro Juvenil do Moinho/UCS, do qual é regente e diretora artística. Ela ainda é integrante do grupo Zingado – de percussão.