Canela,

18 de abril de 2024

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Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Marketing Digital e finanças: saiba como os dois times devem trabalhar juntos • Juliana Alano

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Caro leitor, quando falamos em marketing digital as dúvidas são muitas, principalmente qual o valor necessário a ser investido nessa área quando o caixa da empresa está “enxuto”.

A primeira coisa que precisamos entender é que o marketing digital vai muito além do aumento das vendas, ele contribui com o alcance da marca, construindo autoridade e trazendo muito mais credibilidade para o negócio. Além disso, é a forma mais prática de criar engajamento com o público e diminuir os custos, isso mesmo que você leu, no meio digital com uma simples ação você consegue atingir milhares de pessoas, em uma proporção a qual o marketing tradicional jamais seria capaz de competir. Sem falar que tudo no meio online é muito mais mensurável.

Para quem trabalha com e-commerce, o que popularmente conhecemos como compra e vendas na internet, o marketing digital é fundamental, pois é ele que trabalha as estratégias pensadas e entregues por meio de canais digitais, como mecanismos de busca, sites, redes sociais, e-mail marketing e aplicativos móveis, por exemplo. E o valor que você paga para isso, é como se vendesse em uma loja física, precisaria pagar o aluguel, condomínio, salários, dentre outros, o que explica o valor considerado “alto” cobrado pelas agências de marketing digital.

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Se pudéssemos resumir os principais serviços de marketing digital poderíamos citar:  gestão de redes sociais, comunicação com a base de leads, gestão de publicidade online e produção de conteúdos digitais. Sendo que são trabalhos totalmente diferentes e podem ser oferecidos por empresas diferentes, como os socias media e gestor de tráfego.

Agora quando falamos em finanças e marketing a pergunta mais comum que recebo é essa: “Quanto eu preciso investir em tráfego pago para ter mais lucro?” Mas existe uma infinidade de variações dessa pergunta, como: “Quanto eu vou lucrar se eu investir x R$ no mês?”. A questão é que não existe uma resposta exata para isso, pois depende de muitos fatores e a estratégia que você vai definir baseada nos objetivos desejados.

Para que você não coloque dinheiro fora, minha dica é para que aprenda o básico sobre esse universo novo que é muito recente ainda e que muda rapidamente. Além disso, se você não sabe como fazer contrate um especialista na área, com boas referências, pois tem muita gente neste mercado que não tem ideia do que está fazendo. É importante que também esteja previsto na sua previsão orçamentária as verbas para isso, já que hoje quem não estiver na internet com certeza vai ficar para trás.

Já dizia Andrew Davis “Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita.”