Canela,

15 de julho de 2024

Anuncie

Força Tarefa Serra Gaúcha encerra as atividades após oito anos

Compartilhe:

O grupo Força Tarefa Serra Gaúcha, com sede em Gramado, atuava desde 2015 na parte de busca, resgate e salvamento, em apoio a forças de segurança pública. Em 2018, mudaram o foco e começaram a operar com ajuda humanitária, como, arrecadação de doações e a distribuição delas.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A decisão de encerrar as operações partiu do presidente da equipe, Jorge Luís Trindade Moreira, Bombeiro Militar, pela falta de tempo, verba e de voluntários – no início eram 30 pessoas, agora são apenas cinco. “Eu tava cansado porque eu tava me doando 80% pro grupo, então, sente bastante. Também, a falta de ajuda financeira. Alguns empresários ajudavam, mas é uma coisa rotativa e todo mês precisa, né”, justifica Moreira.

Durante a pandemia, as ações de solidariedade intensificaram ainda mais com a necessidade de prover alimentos e roupas para as comunidades carentes. Além disso, a equipe também auxiliava em catástrofes naturais, desde tempestades, vendavais até mesmo enchentes.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Em oito anos, a Força Tarefa Serra Gaúcha atendeu aproximadamente 145 mil pessoas, em três estados do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, inclusive, no rompimento da barragem de Mariana, em 2015, quando levaram 15.800L de água potável para a cidade. Atuaram também nas enchentes no litoral catarinense, ainda neste ano.