Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Oktoberfest de Igrejinha entrega puffs produzidos através de copos reciclados para escolas da cidade

Compartilhe:

Foto: Cleiton Miguel.

Materiais foram coletados nas duas últimas edições da festa e transformados para doação

Contribuir para uma comunidade melhor está entre os propósitos da Oktoberfest de Igrejinha. Por isso, ações sustentáveis também fazem parte das iniciativas da Associação de Amigos da Oktoberfest (AMIFEST), organizadora do evento. Os copos recolhidos durante as duas últimas edições da festa, por exemplo, foram reciclados e transformados em puffs, que foram doados para escolas do município recentemente. A transformação foi realizada pela Ambiente Verde, empresa parceira que trabalha exclusivamente com material de reciclagem.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Ao falar sobre a ação, a AMIFEST lembra que as grandes instituições estão focadas em ações de sustentabilidade e por ser uma entidade sociocultural também tem preocupação com os resíduos gerados nos eventos organizados. “Em parceria com a empresa Ambiente Verde, reciclou-se todos os copos utilizados na 32ª e 33ª edições da Oktoberfest de Igrejinha, transformando-os em puffs, que foram doados para escolas do município”, explica Tiago Petry, presidente da 33ª Oktoberfest de Igrejinha. “Esta ação visa uma conscientização das crianças para que nem todos os recursos sejam extraídos da natureza, mas que fontes naturais importantes sejam preservadas e alternativas sejam desenvolvidas e apresentadas à sociedade”, detalha.

A Coordenadora do Meio Ambiente da AMIFEST, Jaqueline Ramos, fala mais sobre a quantidade de copos reciclados e de puffs produzidos. “Na última edição foram arrecadados 237,4kg de copos na festa, mas estes 30 puffs entregues são um somatório das 32ª e 33ª edição, totalizando 371,8kg”, detalha, explicando que os copos são recolhidos durante a festa, principalmente dentro dos porta-copos disponíveis no parque, para evitar a mistura de resíduo. “Por enquanto ainda não temos uma separação mais efetiva, mas esse ano vamos intensificar a coleta e temos alguns projetos para aumentar o número de copos e transformá-los em outras peças também”, antecipa Jaqueline.

Os puffs foram distribuídos entre as escolas: EMEF Vila Nova, EMEI Arco-Íris, EMEI Vovô Ritter, EMEI Valério, EMEF Machado de Assis, EMEF Dom Pedro, EMEI Pequeno Polegar, EMEI Raio de Sol, EMEI Bem Me Quer, EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer e EMEI Igrejinhense. A Secretária de Educação de Igrejinha, Cristiane Martin, explica que o material será utilizado diretamente com as crianças das escolas, no dia a dia, para guardar brinquedos, livros e para um momento de descanso. “Toda contribuição às escolas é muito importante. A Oktoberfest de Igrejinha repassa, anualmente, um valor que contribui para aquisições de materiais que auxiliam na qualificação da aprendizagem, impactando de forma positiva toda comunidade escolar”, relata Cristiane.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Sobre a 34ª Oktoberfest de Igrejinha: com o slogan “Emoção que se vive junto”, a festa acontecerá de 20 a 29 de outubro de 2023, no Parque de Eventos Almiro Grings, e é tradicionalmente reconhecida como a maior festa comunitária do Brasil, já que é realizada por mais de 3 mil voluntários. O evento é promovido pela Associação de Amigos da Oktoberfest (AMIFEST) e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Igrejinha. Mais informações através do site oficial www.oktoberfest.org.br e das redes sociais.