Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Quarta-feira começou com temperaturas abaixo de zero no estado

Compartilhe:

Massa de ar frio que chegou na segunda-feira foi responsável pelas mínimas baixas do amanhecer de hoje no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

O Rio Grande do Sul teve a primeira temperatura abaixo de zero de maio nesta quarta-feira(10). Foi o segundo dia no ano com mínimas negativa no estado. A temperatura caiu a 1,0ºC abaixo de zero em São José dos Ausentes, a mais de mil metros de altitude, nos Campos de Cima da Serra.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Novas marcas negativas são esperadas nos próximos dias. De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas hoje no estado foram de 4,4ºC em Vacaria, 5,4ºC em São José dos Ausentes, 5,7ºC em Cambará do Sul, 7,3ºC em Santa Rosa, 8,3ºC em Cruz Alta, Lagoa Vermelha e Canela, 9,1ºC em Ibirubá, 9,2ºC em Alegrete, 9,3ºC em Livramento, Tupanciretã e Soledade, 9,4ºC em Bento Gonçalves, 9,5ºC em Dom Pedrito e Quaraí.

Já as estações automáticas particulares acusaram mínimas de -1,0ºC em São José dos Ausentes, 0,6ºC em Cambará do Sul, 0,7ºC em Vacaria, 2,0ºC em Bom Jesus, 2,7ºC em Soledade, 3,3ºC em Getúlio Vargas e São Francisco de Paula, 3,9ºC em Ernestina, 4,2ºC em Pontão, 4,3ºC em Lagoa Vermelha, 4,4ºC em Monte Alegre dos Campos e 5,0ºC em Carazinho.

Atente que as diferenças de temperatura entre as estações oficiais e particulares são grandes em alguns municípios. Isso se explica porque as estações estão instaladas em locais distintos dentro de um mesmo município, em diferentes microclimas urbanos ou rurais, com maior ou menor urbanização, e não raro em altitudes diferentes, sobretudo em áreas de relevo.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Em áreas de altitude ou com maior variação de relevo, como nas regiões serranas, o ar mais frio (mais denso e pesado) escoa para as baixadas durante o processo de resfriamento noturno. Estas mínimas mais baixas acabam sendo registradas por estações meteorológicas instaladas justamente em baixadas, que se transformam em verdadeiros “poços de frio” em noites de tempo seco, aberto e sem vento.

Fonte: MetSul Meteorologia
Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online