Canela,

12 de abril de 2024

Anuncie

Festival de Gramado reformula formato e redimensiona programação

Compartilhe:

Foto: Matheus Zanchet/Agência Pressphoto

Mudanças refletem a redução orçamentária e não contemplação da Lei de Incentivo à Cultura

Diferente do habitual, a programação do 51º Festival de Cinema de Gramado começará na sexta-feira (11). O primeiro dia será dedicado à comunidade gramadense, com duas sessões da Mostra Infantil ao longo do dia e com a tradicional apresentação de conteúdo produzido pelos alunos do projeto Educavídeo. As exibições ocorrerão no Palácio dos Festivais. Na manhã de sábado (12), a Rua Coberta recebe a abertura oficial da edição, seguida pela primeira sessão dos Curtas-Metragens Gaúchos em competição, à tarde, e pela sessão noturna, composta pelo Filme de Abertura e pelo primeiro Longa-Metragem Brasileiro em competição.

A Mostra Competitiva de produções ibero-americanas não acontecerá nesta edição. As homenagens seguem com seu lugar de destaque, assim como exibições especiais de abertura e encerramento. 

As alterações são reflexo da não contemplação do evento aos recursos da Lei de Incentivo à Cultura. Com orçamento reduzido em aproximadamente 25%, a organização prepara uma edição mais compacta, mantendo a qualidade das produções apresentadas e tendo ciência de sua importância para a cadeia audiovisual.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

“Esse será mais um ano de desafios, mas Gramado está acostumada a ter desafios. A nossa equipe está trabalhando de maneira árdua para trazer o melhor do cinema a Gramado. A curadoria, bem como as comissões de seleção, já estão no processo de escolha dos filmes. Nossa equipe de produção está em fase avançada com os homenageados e nosso braço de mercado estará presente novamente. Temos a certeza de que vamos começar a década com uma edição compacta, mas da qualidade que estamos acostumados”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade. 

Documentários terão exibição no Palácio dos Festivais:

Uma mostra visando especialmente o gênero documentário foi uma das novidades da 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O formato de exibição também foi inédito: inteiramente pelo Canal Brasil. A partir do retorno positivo da experiência, a organização do evento anuncia que, neste ano, os filmes selecionados serão exibidos, também, no Palácio dos Festivais. 

Os longas documentais serão escolhidos pela equipe curatorial do Festival, composta pelo crítico de cinema e professor universitário Marcos Santuario, pela atriz e cantora argentina Soledad Villamil e pelo ator e diretor Caio Blat. Ao total, até cinco títulos disputarão o Kikito de Melhor Filme em Longa-Metragem Documental. 

Cabe ressaltar que, esse ano, os filmes inscritos para a mostra de Longas-Metragens Documentais bateram recorde, somando 145 títulos. Dentre as categorias destinadas a longas-metragens, esta foi a que mais recebeu inscrições. Os selecionados serão exibidos diariamente no Palácio dos Festivais e veiculados pelo Canal Brasil.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Inscrições gaúchas seguem abertas: 

Realizadores gaúchos ainda podem inscrever seus filmes para as mostras de Longas-Metragens Gaúchos e Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas. As inscrições estão disponíveis até os dias 2 de junho e 26 de maio, para LMG e CMG, respectivamente. 

As fichas de inscrição estão disponíveis no site www.inscrições cinema.com.br. Todas as regras e critérios para participar da seleção constam nos regulamentos, disponíveis no site do Festival (www.festivaldegramado.net). 

O 51º Festival de Cinema de Gramado ocorre entre os dias 11 e 19 de agosto.