Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Implantação de salas modulares permite inovação nas escolas municipais de Canela

Compartilhe:

Foto: André Fernandes.

Prefeito Constantino Orsolin assinou contrato de mais de sete milhões em investimentos

Somando às inovações tecnológicas incorporadas na rotina de educadores e alunos, a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer tem investido na implantação de salas de aula, laboratórios e sanitários modulares que unem recursos educacionais inovadores à garantia da continuidade do turno integral que neste ano de 2023 chega ao quinto ano do ensino fundamental.

Cinco escolas, Barão do Rio Branco, Corália Schaffer, Dante Bertoluci, João Alfredo e Severino Travi receberão mais estruturas em um aporte de R$ 7.762.600,00.

São 4 salas de 1 módulo – 6,0m x 2,4m; 4 salas de 2 módulos – 6,0m x 4,8m; 10 salas de 3 módulos – 6,0m x 4,8m; 3 salas de 4 módulos – 6,0m x 9,6m; 2 laboratório modular de 5 módulos – 72m2; 2 laboratório modular de 4 módulos – 57,6 m2; 5 sanitário masculino de 1 módulo – 6,0mX2,40m; 6 sanitário feminino de 1 módulo – 6,0mX2,40m; 2 sanitário masculino de 2 módulo – 6,0mX4,80m e 2 sanitário feminino de 2 módulo – 6,0mX4,80m.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O layout foi pensado para atender 25 estudantes por sala, priorizando as séries iniciais. O trabalho seguiu laudos e certificações preconizados por órgãos de segurança, tornando as salas aptas para utilização.

O conceito estrutural comporta projeto luminotécnico completo, acústica adequada, janelas, equipamento de ar-condicionado, paredes, tetos e portas para um ambiente bastante acolhedor. As salas, laboratórios e banheiros são construídos sobre sustentações de concreto que permitem o encaixe dos módulos.

A secretária municipal de Educação, Janete da Silva Santos, reforça que as salas atendem todos os requisitos legais e de segurança, além de serem módulos de rápida implantação e que permitem explorar o ensino de inúmeras formas.

“Enquanto em um processo normal levaríamos mais um de um ano para construção, com as salas modulares temos agilidade de montagem em semanas. Entendemos que são salas muito favoráveis e as já instaladas foram aprovadas pelos alunos e professores”.

O Prefeito Constantino Orsolin destaca que as construções modulares são a tendência para ampliar escolas, constituindo-se em ambientes novos, seguros e confortáveis para professores e alunos, além de uma obra limpa e entregue em tempo recorde. “A rapidez é um diferencial que torna atrativo o uso dos módulos, já que são entregues praticamente prontos pela empresa. A aposta nas construções modulares também contribui para o meio ambiente ao investir em um projeto de ‘obra limpa’, capaz de minimizar desperdício em relação à alvenaria”.

CONCEITO MODULAR JÁ É REALIDADE

Fotos: André Fernandes

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

As escolas municipais Professora Noeli de Azevedo e Souza, no bairro Santa Marta, é toda no sistema modular e já está em pleno funcionamento em turno integral de primeiro ao quarto ano.

O educandário fica localizado no terreno junto ao CRAS, na Rua da República, Nº 134. Ao todo a instituição de ensino conta com 850m² de edificação modular.

“É uma região da nossa cidade que possui grande população e percebemos a necessidade de oferecer uma escola de tempo integral para esta comunidade” comentou a secretária Janete.

As escolas Ernesto Dornelles, bairro Boeira; João Alfredo Corrêa Pinto, Sesi; Dante Bertoluci, São Luiz, Cônego João Marchesi (Ulisses de Abreu), Severino Travi (São Rafael), Barão do Rio Branco, (Saiqui) e Corália Schaeffer (São Lucas), também já possuem edificações modulares e que estão em pleno funcionamento.