Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Brigada Militar realizou operação de policiamento ostensivo em todas as cidades da região

Compartilhe:

Na quinta feira (18), a Brigada Militar, através do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), realizou operações em todos os municípios que compõem a sua área de atuação.

A Operação Movimentando os Aguapés foi iniciada no final da tarde, visando promover a segurança pública através da atuação de policiamento ostensivo e inteligência em ações de prevenção social da violência e de repressão da criminalidade. Concomitantemente, na parte da noite teve continuidade a Operação Integrada Caminhos Seguros, com ações de conscientização realizadas pela Brigada Militar, quanto aos crimes de exploração sexual tendo como vítimas Crianças e Adolescentes.

As ações aconteceram em Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Igrejinha, Três Coroas, Nova Petrópolis, Picada Café, Santa Maria do Herval, Cambará do Sul e Jaquirana. Foram realizadas barreiras e abordagens em bares e estabelecimentos, ainda em locais comumente usados para ilícitos.

No total, mais de mil pessoas foram abordadas e identificadas, 613 veículos fiscalizados, e destes 17 autuados. Também foram fiscalizados e inspecionados 49 estabelecimentos. Ainda seis pessoas detidas por posses de drogas, sendo quatro em Gramado e duas em Igrejinha.

63 motocicletas abordadas e fiscalizadas em gramado

No município de Gramado, a operação também focou abordagem a motocicletas.

O Capitão Marcelo Montini, comandante da Brigada Militar de Gramado, ressaltou o pedido de fiscalização deste tipo de veículo: “Uma de nossas preocupações, no que diz respeito a segurança pública no município, é a questão dos motociclistas que andavam com as “descargas abertas”, muitas vezes em alta velocidade, os quais acabavam gerando perturbação à tranquilidade da população, principalmente durante a noite e a madrugada. Por essa razão a Brigada Militar também priorizou as abordagens a este tipo de veículo. Ao todo abordamos 63 motocicletas, sendo identificados e orientados os condutores. Foram lavrados oito autos de infrações de trânsito, em razão de características adulteradas do veículo”.

Em uma das barreiras realizadas, na área central, ainda foi encontrado com um motociclista abordado, um cigarro de maconha. Foi lavrado o termo circunstanciado por posse de entorpecente ao autor de 31 anos, que possuía antecedente por furto.