Canela,

21 de julho de 2024

Anuncie

Inovação proporciona curso de letramento em programação aos professores do município

Compartilhe:

Transformando o futuro e buscando novos caminhos para a educação gramadense, nesta terça-feira (23), no polo da UAB – Universidade Aberta do Brasil, se iniciou o curso de Letramento em Programação, com os professores de 3º, 8º e 9ª anos, das escolas da rede municipal de ensino. O projeto é idealizado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, em parceria com a Secretaria de Educação.

O objetivo do curso é contribuir com a promoção da Educação Integral, trabalhando o pensamento computacional por meio de práticas de programação de computadores. Ao final do curso, os 14 professores participantes serão protagonistas no mundo digital, letrados em linguagem de programação e serão capazes de pensar, criar e se expressar de forma computacional.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

“Este curso dará aos educadores novos subsídios para desenvolver alunos mais criativos, interessados e formar profissionais preparados para os desafios do futuro. O Letramento em Programação vem para agregar o nosso método de ensino e nos traz uma nova visão de futuro”, comenta Juliana Berti, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação.

“A Secretaria de Educação trabalha de forma constante para profissionalizar e capacitar nossos professores, visando as demandas de inovação educacional. Este curso traz inúmeros benefícios, desde a facilidade no trabalho até o fomento e estímulo da criatividade em cada aluno”, Lisiane dos Santos, Coordenadora de Apoio Pedagógico de Gramado e coordenadora da UAB.

Josieli Spannenberger, professora de Língua Portuguesa que faz parte da equipe de recomposição das aprendizagens no município de Gramado, foi a primeira professora da rede a realizar o treinamento, antes dos demais educadores, e contou um pouco da sua experiência. “Este curso nos faz abrir a nossa mente e nos tira da nossa zona de conforto. Ser professor é estar em constante evolução e aprendizagem. Este curso só vem a beneficiar os nossos alunos, pois através destas práticas ensinadas, seremos capazes de estimular a criatividade e ajudá-los a resolver melhor os seus problemas”.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

“É um sonho ver este programa ganhando forma. Ele me foi apresentado lá na Gramado Summit e logo percebi o quanto inserir ele na educação gramadense seria importante para o futuro da nossa cidade. Era uma meta da gestão Nestor e Luia tornar a nossa educação mais dinâmica, prática e assertiva, tenham certeza que a partir deste curso, vocês educadores, irão transformar o pensamento dos nosso pequenos e fazer com que eles pensem fora da caixa, sendo mais criativos e preparados para os desafios do futuro. Agradeço imensamente por toparem participar deste curso que só tem a nos agregar”, finalizou o secretário de Inovação, Ike Koetz.

O Letramento em Programação é totalmente subsidiado pelo Instituto Jama e pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Atitus Educação.

Crédito: Ascom/PMG