Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Em Canela, um evento de fé, devoção e tradição

Compartilhe:

Diego Santos/Estrategiacom

De sexta a domingo, de 26 a 28, a cidade de Canela será palco da grandiosa Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, quando todos os olhos se voltam para a fé e devoção à Mãe de Caravaggio

Após quase um ano de intenso trabalho na organização, manutenção do Santuário e realização de ações para arrecadar fundos, incluindo visitas às comunidades católicas da cidade e paróquias da região, a comissão organizadora está ansiosa pelo grande sucesso que este evento promete ser. As festividades tiveram início em março, com a Procissão Luminosa, e passaram pela novena, que ocorre de 17 a 25 de maio.

A Romaria e Festa já acontece há 63 anos, tendo sido interrompida apenas no ano da pandemia de Covid-19. Inicialmente restrito à comunidade de Canela, o evento cresceu ao longo do tempo e agora conta com a participação de devotos de diversas partes do Estado e do Brasil.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A cada ano, um grupo de casais é convidado para se juntar à organização do evento, trabalhando voluntariamente ao lado do Conselho Administrativo do Santuário, do pároco e vigários de Canela. Com caráter religioso e turístico, essa festa proporciona momentos de fé e religiosidade, além de atrações de lazer e cultura aos participantes. É o mais antigo evento de Canela, o maior da Diocese de Novo Hamburgo e um dos maiores eventos religiosos do Estado.

A principal atração do evento é a Romaria a Pé, que ocorre em 26 de maio, dia dedicado a Nossa Senhora de Caravaggio. Milhares de devotos pagadores de promessas se reúnem em frente à Igreja Matriz desde cedo para acompanhar o cortejo, que tem início às 8h, e percorre 7km, até o Santuário, seguindo a imagem peregrina da Mãe de Caravaggio, com orações e cânticos religiosos.

O sábado, dia 27, reserva uma programação especial voltada para o público infantil e jovem, com a Romaria dos Jovens e a Jornada Diocesana da Juventude, saindo da Catedral de Pedra também às 8h. Canela recebe comitivas de várias cidades pertencentes à Diocese de Novo Hamburgo, além dos próprios canelenses, para participar de um dia especial repleto de oração e devoção. Nesse dia, com o intuito de conscientizar os participantes sobre os malefícios do álcool, o consumo de bebidas alcoólicas não é permitido.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

O encerramento do evento ocorre no domingo, dia 28, com a Romaria Motorizada e de Ciclistas. Milhares de automóveis, caminhões, frotas de empresas e motociclistas participam dessa romaria em busca da bênção que é proferida na entrada do Santuário. Os ciclistas acompanham o cortejo, seguindo o caminhão que transporta a imagem de Nossa Senhora, com saída prevista para às 9h, da Igreja Matriz.

Na chegada de cada romaria haverá Missa campal em frente ao monumento da Prece e ao longo do dia confissões, missas e adoração ao Santíssimo na Cripta. A gastronomia oferece opções que vão desde lanches rápidos até buffet de comida caseira, com destaque para os tradicionais pasteis de massa caseira e sopa de capeletti.

A Romaria e Festa é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.