Canela,

17 de junho de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – A importância da Pedagogia Sistêmica

Compartilhe:

A Pedagogia é a área que centra seus estudos na educação, busca, compreende e analisa os processos de ensino e aprendizagem. Essa área também reflete sobre questões relacionadas ao desenvolvimento humano, e aqui quero pontuar a utilização e importância da Pedagogia Sistêmica no dia a dia de qualquer profissional.

Vou dar alguns exemplos: profissionais da saúde podem experimentar a postura sistêmica em seus atendimentos, onde a conexão acontece através do amor e escuta ativa. Muitas vezes o paciente só precisa ser visto e de alguém que esteja presente e ouvindo suas queixas e histórias. Já melhora através de uma conversa genuína.

Advogados podem usar auxiliando o diálogo e tentando apaziguar os ânimos, de acordo com o tipo de caso. Pois tudo pode ser resolvido de forma amigável, desde que cada parte esteja aberta a uma conversa com escuta ativa de ambas as partes. Todos sabemos que a comunicação é a ferramenta mais importante para nós humanos.

Mães podem e devem usar na rotina diária onde surgem vários desafios com filhos, marido e família. Pode adequar sua utilização de acordo com o momento, e já adianto que se usa a vida sistêmica em tudo e em todos os momentos, se estiver disposta a melhorar suas relações. É um orai e vigiai o tempo inteiro, para permanecer no lugar de mãe, esposa, filha, profissional.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

Em empresas e com colaboradores, não é diferente, seguindo a postura sistêmica as coisas fluem de forma mais leve para todos. Esses foram alguns exemplos e existem muitos mais, porém o que quero trazer aqui, é a importância de estar no momento presente, de escutar e tratar a todos com respeito e amor.

Utilizando sempre, eu disse sempre, as leis dos relacionamentos, você vai perceber que tudo caminha de forma harmônica e para o mais. Mais vida, mais alegria, mais crescimento, mais desenvolvimento, mais aprendizados, mais e mais.

E aí estão estas tais leis: ordem, pertencimento e equilíbrio.

Ordem, quem chegou primeiro tem precedência, isso se encaixa em todos os sistemas, familiar, empresa, escola. Quando estou apenas no meu lugar, o caminho se torna mais fácil e leve. É importante vigiar meu lugar todos os dias, o de mãe, de esposa,  de filha e  de profissional.

Pertencimento, todos tem o direito de pertencer e se sentir fazendo parte dos sistemas que estão incluídos. São vários, escola, esporte, igreja, família. Quem não gosta de ser visto e respeitado?

Equilíbrio é importantíssimo em todos os relacionamentos, de trabalho, de casal, de parcerias. Como a palavra diz, o equilíbrio rege os relacionamentos, a troca entre o dar e receber acontece em todos os lugares e com todos nós. Dou o que tenho e pego apenas aquilo que preciso.

Esta postura sistêmica nos faz estar atenta a como estou agindo todos os dias, nos vários sistemas os quais estou fazendo parte. E no momento que sei disso, que a consciência expandi, ela jamais volta ao lugar anterior. E não esqueça: “EU VEJO VOCÊ.”