Canela,

28 de fevereiro de 2024

Anuncie

Audiência pública na UCS debate o papel das universidades comunitárias

Compartilhe:

Foto: Bruno Zulian

Evento aberto ao público ocorre na próxima segunda-feira, dia 29, no Bloco A

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) sedia na próxima segunda-feira, dia 29, sua primeira audiência pública tendo como tema as universidades comunitárias. O encontro ocorre a partir das 10h, no Salão de Atos da Reitoria, e tem como proponente o deputado estadual Rafael Braga, presidente da Comissão Especial das Universidades Comunitárias da Assembleia Legislativa. A expectativa é que participem do evento autoridades políticas locais, representantes de entidades de classe e da comunidade estudantil, além da comunidade em geral.

A audiência que a UCS sedia é a primeira de uma série de outras 13 que vão ocorrer nas demais universidades comunitárias do Estado. Nela será debatido O Papel das Universidades Comunitárias no RS e a Facilitação do Acesso ao Ensino Superior. O principal objetivo é evidenciar a relevância do tema, possibilitando aos mais variados agentes da sociedade apresentarem as suas percepções e as suas propostas.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Entre esses agentes estarão representantes das 14 instituições de Ensino Superior que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), da qual o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, é secretário. “A comissão inaugura um momento histórico de posicionamento das universidades comunitárias, e nos orgulhamos de receber a primeira audiência pública com essa importante matéria”, pontua Rech.

Sobre o Comung

Em 1993, um grupo de instituições comunitárias do Rio Grande do Sul constituiu o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Implantado oficialmente em 27 de abril de 1996, o Consórcio é formado por 14 Instituições de Ensino que abrangem quase todos os municípios do Estado e prestam relevantes serviços de interesse comunitário, com destaque para a educação e a saúde.

As Instituições de Ensino Comunitárias, criadas pela sociedade civil e pelo poder público local, são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público. Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, são autênticas instituições públicas não estatais.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Serviço

O quê: audiência pública O Papel das Universidades Comunitárias no RS e a Facilitação do Acesso ao Ensino Superior

Quando: dia 29 de maio, às 10h

Onde: Salão de Atos da Reitoria – Bloco A da UCS (Rua Getúlio Vargas, 1130 – bairro Petrópolis)

Como participar: evento aberto à comunidade