Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Gilberto Cezar renuncia ao cargo de vice-prefeito de Canela

Compartilhe:

O vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, protocolou oficialmente o pedido de renúncia ao cargo, na tarde desta segunda (29). Cezar deixa o cargo um ano e meio antes do final de seu mandado.

Ele havia sido eleito vice-prefeito, ao lado do prefeito Constantino Orsolin, em 2016. Cumpriu primeiro mandado de 2017 a 2020, foi reeleito ao lado de Orsolin e agora deixa o Governo.

Em documento endereçado à Câmara de Vereadores, Gilberto anexou o texto que reproduzimos abaixo.

Informamos que, a partir de hoje, estamos renunciando à honrosa função de Vice-prefeito de Canela.

Agradecemos a confiança da população, mas depois de muito refletir concluímos que não há mais espaço para nós na atual Administração Municipal.

Tomamos essa decisão com base em inúmeras discordâncias de gestão do atual governo, que tornam impossível a proposição das mudanças que Canela precisa neste momento.

Destacamos ainda o não cumprimento de várias ações do Plano de Governo, além dos princípios norteadores da condução político administrativa que foi acordada e assinada por ambos partidos no protocolo de intenção de coligação como:  a) Transparência na relação política; b) Ação colegiada permanente; c) planejamento de metas e ações de curto, médio e longo prazo; d) Execução de Ações com qualidade e eficiência; e) Gestão compartilhada;

f) Participação dos partidos na composição do secretariado com a divisão dos espaços, postos e cargos e poder de decisão;

Infelizmente, não temos mais ambiente político para realizar um trabalho com eficiência e efetividade. Não possuímos sequer poder de decisão em relação às atitudes do Governo, mesmo quando estamos Prefeito em Exercício, o que é um fator essencial para a realização da função.

Em relação a atual Administração Municipal, divergimos em vários projetos atuais bem como sobre a mudança radical na maioria dos eventos, que se tornaram menores e alguns que inclusive deixaram de ocorrer contrariando o próprio plano de governo, além dos diversos episódios onde a polícia esteve em operação dentro da Prefeitura.

Além disso tudo, não temos mais espaço e nem estrutura para desenvolver o trabalho que gostaríamos dentro da Prefeitura Municipal e muito menos poder de decisão para mudar o rumo daquilo que discordamos. Dentro dos princípios da boa gestão pública, especialmente no que se refere aos princípios legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, é inviável.

Para que um vice-prefeito possa desenvolver um trabalho a contento da sua comunidade há que se ter serenidade, respeito, apoio e confiança. Não existe mais confiança e respeito, que é condição básica para qualquer relação.

Entendemos que fizemos nossa parte dentro das limitações do cargo, em relação a atender a comunidade, buscar recursos, propor leis, ideias, representar o Executivo na ausência do prefeito, sempre com compromisso e respeito às leis, ao dinheiro público e a nossa comunidade. Agora chegou a hora de nos despedirmos desse trabalho, até porque não podemos ficar onde não somos bem-vindos e onde não temos o apoio do comando, além de não ter sido respeitado pelo Prefeito o protocolo de coligação e o plano de governo em diversos aspectos o que de fato foi a razão maior da aliança.

Irei seguir ajudando Canela de outras formas e, mais do que nunca, pedimos a compreensão da população para que, juntos, possamos construir uma cidade melhor.

Reafirmamos nosso compromisso com os cidadãos de Canela sempre contribuindo para o desenvolvimento de nossa cidade.

Gratidão;

Gilberto Cezar