Canela,

28 de fevereiro de 2024

Anuncie

SENFF voltada à sustentabilidade

Compartilhe:

Foto: Ana Mattana/Faccat

A 12ª Semana de Enfermagem Faccat (SENFF) tem como temática “Saúde e Desenvolvimento Sustentável: Construindo um Futuro Mais Saudável” e a primeira noite de estudos contou com a participação da pesquisadora Drª Marilise Mesquista, que tem grande experiência em Saúde Coletiva. O evento científico iniciou na segunda-feira,29 de maio, e segue até quarta-feira (31), no campus das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Além de palestras, os participantes também estão tendo a oportunidade de aprofundar conhecimentos com minicursos técnicos, que contribuem para a formação em saúde.  “Falar de saúde e desenvolvimento sustentável não deve ser só uma pauta de hoje. Deve ser uma pauta do cotidiano do trabalho, como profissionais de saúde preocupados com o nosso futuro e com o nosso bem viver”, destaca a coordenadora do curso de Enfermagem, Cláudia Capellari.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Durante a abertura oficial da 12ª SENFF, o vice-diretor de Extensão e de Assuntos Comunitários da Faccat, Dorneles Scita Fagundes, destacou a importância dos enfermeiros. “Cuidar da saúde é algo bastante importante e nós percebemos isso ao longo da pandemia, quando a Enfermagem ganhou um protagonismo ainda maior. Já se sabia da importância, da necessidade desses profissionais e o curso de Enfermagem da Faccat é sério, é comprometido e com muita qualidade”, ressalta Dorneles, enfatizando que é preciso ter muita responsabilidade no exercício da profissão. “Saúde de forma sustentável não é modismo. É comprometimento com o meio ambiente como um todo”, sintetiza o vice-diretor.

A veterinária e pesquisadora da UFRGS, Drª Marilise Mesquita, ministrante da primeira noite de estudos, aconselha os futuros enfermeiros a fazerem estágios, pesquisas, cursos na área da Saúde Coletiva. ” É preciso entender o contexto do usuário, do paciente. É preciso ter essa experiência, em campo, de vivenciar a realidade dos pacientes. É preciso conhecer e entender o que significa realmente ser sustentável. É preciso conhecer ações em saúde coletiva”, enfatiza.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

A realização da SENFF foi organizada por uma equipe de acadêmicos, coordenada pela professora Edna Jeremias Martins.