Estudantes mostraram conhecimento e muita criatividade nos 28 projetos pesquisados e apresentados
A Escola Municipal Dante Bertoluci promoveu na manhã de terça-feira (6), a 1ª edição da Feira de Ciências Multidisciplinar, realizada por estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Ao todo foram pesquisados e apresentados 28 projetos, incluindo um especial desenvolvido por alunos do 1º ano, da turma 112, sob a coordenação da professora Luana Ferreira, denominado como ‘Boia ou Afunda’. Temas relacionados a preservação ambiental, saúde e qualidade de vida, matemática e ciências foram destaques nas bancadas.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
A feira foi coordenada pela professora de Ciências Biológicas, Sinara dos Reis, com o apoio de todo corpo de professores da escola, que trabalharam diversas temáticas com os estudantes em sala de aula ao longo das últimas semanas, sendo que cada grupo de aluno escolheu sua área de pesquisa. Conforme Sinara, o objetivo da ‘Feira de Ciências Multidisciplinar’ foi incentivar o aluno na busca por conhecimento fazendo com que ele seja protagonista no processo de aprendizagem. “A proposta principal é aguçar e despertar o interesse científico dos alunos, que puderam se apropriar de novos conhecimentos para desenvolverem seus trabalhos. Os projetos foram feitos dentro da multidisciplinaridade, então, todas as disciplinas participaram dessa exposição”, explica Sinara, lembrando que os professores apenas prestaram auxílio e que os próprios estudantes foram responsáveis pelos resultados das pesquisas.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
CAPACIDADE CRIATIVA E DE PESQUISA
O diretor da Escola Municipal Dante Bertoluci, André Toledo, lembra que o colégio já havia desenvolvido projetos de sustentabilidade em anos anteriores com a missão de formar cidadãos críticos e atuantes dentro da comunidade, e que agora a proposta da feira busca formar jovens com capacidade criativa e de pesquisa. “Os trabalhos nos surpreenderam muito pelo protagonismo dos alunos, que foram extremamente criativos. Nossa comunidade escolar é muito participativa também e tivemos presença de pais e familiares prestigiando o evento”, comenta André.