Canela,

13 de maio de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

A técnica dos 5 porquês para resolver os problemas • Juliana Alano

Compartilhe:

Caro leitor, hoje vamos abordar um tema importante que pode salvar muitos negócios e mudar a vida do empresário. Vamos falar sobre uma ferramenta poderosa que vai te ajudar a encontrar a raiz do problema que está atrapalhando seus resultados, ou seja, diagnosticar o que está errado em sua empresa.

Existem algumas questões que são bastante comuns dentro das empresas. Como consultora, às vezes brincamos que os problemas só trocam de lugares. É comum encontrar empresários que estão sempre na correria e enfrentando os mesmos desafios, como falta de dinheiro no caixa, problemas de fluxo, prejuízos e endividamento.

Para identificar os problemas em um negócio, é essencial ter uma visão externa, olhar de fora da situação, mesmo que quem esteja avaliando seja o próprio empresário, imaginar-se fora do problema é fundamental. Uma das ferramentas que recomendo é a técnica dos 5 Porquês, que é fácil de entender e de aplicar, basta ter uma folha em branco e um lápis.

A ideia é que você escreva o problema que quer resolver e vai se perguntar 5 vezes o porquê que aquilo está acontecendo ou até que não exista mais um porquê. Através dessa técnica, você investiga a causa raiz de um problema, fazendo perguntas sucessivas para chegar à origem do desafio. Isso permite uma compreensão mais profunda e direcionada dos problemas enfrentados.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Vamos supor que um empresário esteja enfrentando dificuldades financeiras, como falta de dinheiro no caixa. Ao aplicar a técnica dos 5 Porquês, ele se questiona repetidamente sobre a causa desse problema.

Está faltando dinheiro em caixa!

Por quê?

Porque os produtos vendidos não estão gerando lucro.

Por quê?

Porque os preços dos produtos estão inadequados.

Por quê?

Porque não sei meu custo.

Por quê?

Porque vendo de acordo com meu concorrente para não perder vendas.

Por quê?

Porque não tenho meu processo claro, dividido em etapas para poder saber quanto cada etapa custa e precificar de forma que gere lucros.

Veja que chegamos a um ponto que pode ser a origem do problema, e essa forma de pensar pode revelar novos problemas, nos quais a técnica pode ser reaplicada.

Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas, mas o que realmente sugiro é que, se o empresário tiver condições, ele convide alguém de fora do negócio para ajudar nesse processo. Isso porque há o risco de o empresário fazer tudo sozinho e trazer seus vícios e preferências para as respostas. A verdade é que, se as respostas para os problemas da empresa fossem o que já está sendo feito ou a forma que ele pensa, os problemas não existiriam. Então, se for possível, contrate alguém, caso não haja recursos financeiros disponíveis, peça a ajuda de um amigo, da sua equipe ou alguém próximo para ter um olhar externo e imparcial.

Espero que essa dica seja útil e inspire você empresário a encontrar o caminho para o sucesso financeiro.