O Museu do Festival de Cinema de Gramado e o Canella Cineclube firmam parceria visando a divulgação da memória do cinema nacional, através da seleção de filmes, para serem exibidos em praça pública, localizadas em comunidades periféricas, zonas rurais, linhas e centros de assistência social. A primeira atividade será a exibição do filme Para’Í, para comunidades indígenas das etnias Kaingang e Guarani de Canela.
A exibição do filme será realizada para cerca de 160 indígenas na quinta-feira, 15 de junho, às 15h. Trata-se de uma oportunidade histórica para a região, uma vez que esse número representa a totalidade da população das três aldeias locais, compreendendo duas comunidades Guarani e uma Kaingang. Cabe ressaltar que a exibição especial no Palácio dos Festivais marca não apenas a primeira vez que os indígenas terão a oportunidade de assistir a um filme em uma sala de cinema, mas também estimular a inclusão e a valorização das culturas tradicionais. Através dessa iniciativa, o Museu do Festival de Cinema de Gramado e o Canella Cineclube buscam valorizar e respeitar a diversidade cultural, proporcionando um momento de integração entre as comunidades indígenas e o universo do cinema.
Escrito e dirigido por Vinicius Toro, o filme Para’Í conta a história de Pará, uma menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto. Ela se encanta com a beleza das sementes coloridas do milho e busca cultivá-lo. Através da busca de plantar as sementes do milho, Pará começa a questionar seu lugar no mundo; quem ela é; por que fala português e não guarani; por que é diferente dos colegas da escola; por que seu pai vai à igreja Cristã; por que moram numa aldeia tão perto da cidade, por que seu povo luta por terra.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
Criado em 2009, o Canela Cineclube era um projeto da Fundação Cultural de Canela, que reuniu por mais de uma década pessoas interessadas em ver e discutir cinema. A parceria tem como principal objetivo retomar os debates sobre filmes nacionais e estrangeiros, aproximando o público da arte cinematográfica e do lazer.
A exibição do filme também contará com a presença de mais de 40 alunos da rede pública de Gramado. Para o Gerente Geral do Museu do Festival de Cinema de Gramado, Fernando Guerra: “será um momento de celebração da cultura nacional, proporcionando a oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes“.
Sempre lembrando que o Museu do Festival de Cinema de Gramado é mantido pela Gramado Parks, responsável por toda a concepção desde sua inauguração em 2016, e tem como seus pilares o acesso democrático a cultura, e valorização das comunidades locais, no entorno de onde estão inseridos seus empreendimentos.
Localizado no andar superior do Palácio dos Festivais, o Museu está aberto diariamente das 10h às 21h e conta com a cafeteria Curta Café, oferecendo cardápio exclusivo e vista privilegiada da Avenida Borges de Medeiros e da Igreja São Pedro, duas das principais atrações turísticas da cidade.
Sobre a Gramado Parks
Fundada em Gramado, na Serra Gaúcha, a Gramado Parks atua no segmento de hospitalidade e entretenimento. O grupo é responsável pelo desenvolvimento de empreendimentos inovadores como o Snowland, primeiro parque de neve indoor do país e Acquamotion, único parque aquático coberto termal da América do Sul, ambos em Gramado, e a Yup Star, roda-gigante localizada em dois diferentes destinos: Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
A empresa tem também três hotéis em Gramado (Bella Gramado, Exclusive Gramado e Buona Vitta Gramado), quatro restaurantes (DonaLira, Opiano, Don Milo e Signature), além de salas comerciais do conceito de multipropriedade no Rio de Janeiro, Gramado, Pernambuco e Foz do Iguaçu.
Com mais de 1.800 funcionários, a Gramado Parks conta com sede em Gramado.
Mais informações: www.gramadoparks.com.br