Canela,

17 de maio de 2024

Anuncie

Primeiro ciclo do grupo reflexivo de gênero encerra nesta quarta-feira

Compartilhe:

O grupo tem como finalidade conscientizar e combater a violência doméstica contra a mulher

Nesta quarta-feira (14), às 18h, encerrará o primeiro ciclo do grupo reflexivo de gênero, que tem como objetivo reeducar, direcionar e encaminhar o homem após expedição de medida protetiva, pelo Poder Judiciário. Na ocasião, os integrantes receberão um certificado de participação, e a palestrante será a Juíza Simone Chalela.

Foram seis encontros, iniciados em abril, com presença de 30 a 40 homens que foram intimados pela Justiça a frequentarem as reuniões, que aconteceram no CIDICA. As reuniões contavam com convidados, como, o Delegado, a Juíza, o Promotor, a Patrulha Maria da Penha e Oficiais da Justiça.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A iniciativa foi adotada pela Dra. Simone, e é mediado e coordenado por Silvia Cristina Maciel, assistente social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Sapiranga e uma das facilitadoras capacitadas pelo TJRS. Silvia já realiza os grupos em outros municípios, sendo eles, Esteio e Sapiranga e, no próximo mês, atenderá também, a cidade de Dois Irmãos.

Silvia Cristina Maciel

Dentre os assuntos discutidos, a principal pauta é a desconstrução de atitudes machistas a fim de prevenir a violência doméstica. No espaço, cada homem é convidado a dialogar e refletir sobre as temáticas abordadas.

A coordenadora do grupo explica que “não viemos aqui para condenar os homens e nem para julgar as mulheres, é um trabalho de conversa e esclarecimentos. Em grupo eles podem compartilhar as suas questões e entender o que aconteceu. Muitos chegam no grupo sem mesmo saber o porquê estão ali, o nosso papel é de reorganização pessoal, psicológica, social”.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

A juíza destaca a importância de proteger as vítimas. “O propósito é, de fato, evitar que as mulheres, já fragilizadas, voltem a sofrer o terror da violência doméstica”, explica Dra. Simone.

O próximo ciclo terá início no final do mês de junho.