Canela,

28 de maio de 2024

Anuncie

Cidica recebeu o 1º Encontro de Inovação para Sustentabilidade

Compartilhe:

Evento integrou a programação da Semana do Meio Ambiente de Canela

O Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica) foi palco para mais um evento, na última quarta-feira (7), dessa vez voltado para a sustentabilidade ambiental. O 1º Encontro de Inovação para Sustentabilidade integrou a programação da Semana do Meio Ambiente de Canela, reunindo profissionais e especialistas, com a proposta de promover práticas sustentáveis em diversas áreas. O secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Alfredo Schaffer, abriu o evento destacando fatos relevantes sobre a sustentabilidade e algumas curiosidades sobre o tema. Além disso, Schaffer apresentou um projeto que está sendo desenvolvido com o objetivo de despoluir o Parque do Lago. “Vamos implantar um sistema de filtragem natural que deverá melhorar significativamente a qualidade da água”, projeta Alfredo Schaefer.

Na sequência o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, reafirmou que o Cidica segue firme com o seu propósito de fortalecer os setores econômicos de Canela proporcionando um ambiente de inovação e tecnologia. “Estamos promovendo capacitações em áreas fundamentais para o desenvolvimento do município, como a sustentabilidade, o empreendedorismo e a inclusão”, destacou Luciano. A equipe do Cidica também participou das atividades apresentando algumas ações que são realizadas diariamente no espaço, como cuidados com as torneiras, redução do uso de copos descartáveis e do consumo de papel por meio de informativos distribuídos pelo local.

PAINÉIS COM PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Durante o evento profissionais de diferentes áreas apresentaram painéis com informações sobre práticas sustentáveis. Ana Zago e Márcio Ribas, da Zago Consultoria e MR Arquitetura, respectivamente, abordaram a ‘Arquitetura Sustentável’ levando ao palco da Arena Sicredi alguns elementos naturais em projetos, além da agenda estratégica para o desenvolvimento dos municípios com sustentabilidade.

Já os sócios da GESCAP – Gestão e Capacitação de Alta Performance, Rafael Chaves e Vicente Atz, falaram sobre práticas ambientais, sociais e de governança indicadas para organizações. Por fim, Cintia Honorato, diretora comercial da Ecotec Energy, apresentou informações sobre energia sustentável enfatizando a importância da energia solar e seus impactos ambientais. “Além de ser uma fonte de energia limpa e sustentável, também é altamente econômica”, avalia Cintia. Durante o evento também foram distribuídos copos recicláveis, doados pela Laghetto Hotéis, além de mudas de árvores nativas.

Foto: Eliza Schwantz Oliveira