Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia da UCS é lançado em Flores da Cunha

Compartilhe:

Reitor Gelson Leonardo Rech. Foto: Bruno Zulian

Alunos terão formação com ênfase para o empreendedorismo e a inovação, de modo que possam impulsionar o segmento em seus âmbitos técnico, enoturístico, geográfico e enogastronômico

A Universidade de Caxias do Sul lançou oficialmente na noite de 15 de junho o curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia. A novidade foi apresentada em evento para convidados no Centro Empresarial de Flores da Cunha, entidade que é parceira da iniciativa. Na ocasião estiveram presentes o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, prefeitos de cidades da região e outras autoridades acadêmicas e políticas, além de empresários e veículos de imprensa.

 O curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia tem caráter exclusivo devido à sua formatação e conteúdo, e é o primeiro curso de uma instituição privada no Brasil oferecido de forma presencial nesse segmento. “Há muitos anos batiam na porta da UCS solicitando esse curso, era uma demanda antiga que agora atendemos por meio de uma proposta audaz, com sapiência, alinhada com todos os preceitos da UCS. Assim colaboramos para que a cultura vitivinícola desta região se consolide como uma profissão”, observou o coordenador do curso e diretor da Escola de Gastronomia da UCS, Mauro Cingolani.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Em seu discurso, o reitor da UCS ressaltou a oportunidade que o curso oferece no sentido de transformar, por meio do conhecimento, as tantas matrizes produtivas da Serra ligadas à uva, ao vinho e ao turismo. “São segmentos que se complementam, e para os quais o curso vai contribuir de forma muito significativa”, destacou Rech.

Para o presidente do Centro Empresarial de Flores da Cunha, Gilberto Boscato, a graduação oferece uma nova perspectiva para o setor, já que contempla etapas que vão desde o manejo de uma videira até a administração de uma empresa desse segmento.

Profissionalização

O objetivo da graduação em Viticultura e Enologia da UCS é formar profissionais para empreender, planejar, operacionalizar e gerenciar diferentes segmentos da área vitivinícola e da enologia, identificando novas perspectivas com a concepção de que o fazer profissional e os produtos da vitivinicultura são resultados da expressão cultural da região. Para a primeira turma serão oferecidas 30 vagas, e os interessados devem participar do processo seletivo. Mais informações no link.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

O período do curso é de um ano e meio, com carga horária de 2,4 mil horas, mais atividades complementares. As aulas ocorrem no Campus-Sede, em Caxias do Sul, e na  Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, localizada em Flores da Cunha, com turmas no vespertino e à noite. A matriz curricular contemplará ainda disciplinas com atividades práticas em vinícolas da região, disciplinas principalmente presenciais e a distância (síncronas e assíncronas). Como diferencial, os alunos terão formação com ênfase para potencialização de um profissional empreendedor e inovador, de modo que possam impulsionar o segmento em todos os seus âmbitos: técnico, enoturístico, geográfico e enogastronômico.

Saiba mais sobre o curso aqui!