Canela,

28 de fevereiro de 2024

Anuncie

Imersão para docentes capacita ao uso da língua inglesa como ferramenta de ensino

Compartilhe:

Foto: Bruno Zulian

Curso English as a Medium of Instruction aprimora habilidades com foco na oferta de disciplinas curriculares, na língua inglesa, nas mais diversas áreas do conhecimento

O movimento de internacionalização em sala de aula é contínuo na Universidade de Caxias do Sul e impulsionado a partir de iniciativas como a capacitação docente para o uso da Língua Inglesa como ferramenta de ensino nas mais diversas áreas do conhecimento. Iniciado em abril e com atividades até o mês de julho, o curso English as a Medium of Instruction (EMI) reúne 18 professores da UCS favorecendo a compreensão dos princípios da metodologia EMI e os benefícios e desafios que se apresentam em sua aplicação.

A trajetória formativa propõe a análise das características linguístico-estruturais que compõem um domínio técnico-científico e ferramentas para a adaptação destas características ao processo didático-pedagógico. Ainda, os docentes são orientados à reflexão sobre a metodologia do EMI, que prevê o uso da Língua Inglesa como meio de instrução, seus princípios e implicações e processos avaliativos.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Participantes estiveram reunidos no Bloco L do Campus-Sede, no dia 7 de junho, para sessão presencial – as atividades, ministradas pelas professoras Sabrina Bonqueves Fadanelli e Maria Valesia Silva da Silva, coordenadora do Writing Center da UCS, também somam 20 horas/aula na modalidade on-line síncrona. Acompanhado do vice-reitor da UCS, professor Asdrubal Falavigna, o grupo debateu sobre o formato de apresentação da avaliação do curso, que ocorre no final de julho em encontro da equipe de internacionalização da Universidade.

Na classe do dia 14 de junho, os participantes integraram uma conversa on-line com docentes da Queen Mary University of London, na Inglaterra, sobre desafios, similaridades e diferenças que a prática do Inglês como meio de instrução apresenta nas diferentes instituições e contextos.

Responsável pelos Programas UCS Línguas Estrangeiras e EducationUSA na Instituição, a professora Sabrina contextualiza que o processo de internacionalização no Ensino Superior ao redor do mundo está engajado ao uso do inglês como meio de instrução. “A oferta de disciplinas ministradas em Língua Inglesa contribui para que as instituições possam receber mais alunos de outros países; e a mesma oferta de disciplinas, ou de atividades que envolvam a Língua Inglesa em disciplinas, motiva a busca pelo aprendizado do idioma e proporciona oportunidades diversas de acesso a mais conhecimento por parte dos alunos e professores”, justifica.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Entre os participantes do curso, também tendo contribuído com a elaboração de atividades realizadas, o professor Mateus Panizzon destaca o acesso a recursos importantes a serem considerados na prática docente. “Várias técnicas apresentadas me forneceram mais informações sobre como expandir a associação de conceitos do aluno, o que pode aumentar o aprendizado do assunto e do inglês ao mesmo tempo”, considera.

A equipe de internacionalização da UCS prevê a realização de nova edição do curso durante o próximo semestre.