Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

UCS | Curso de Higiene e Segurança Ocupacionais será realizado em parceria com instituto de Portugal

Compartilhe:

Foto: Freepik

Qualificação vai titular formados como mestres, com validade no país europeu. No Brasil, curso vale como MBA

A Universidade de Caxias do Sul lança o curso de MBA em Occupational Hygiene and Safety/Mestrado Europeu em Higiene e Segurança Ocupacionais, por meio de parceria com o Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), de Portugal.

Os formados a partir da oferta, matriculados via UCS, receberão os títulos de mestre com validade em Portugal e de pós-graduado com MBA válido no Brasil. Também, poderão requerer o certificado de Técnico Superior de Segurança no Trabalho – nível 7, válido em Portugal. A titulação brasileira é acreditada pelo Ministério da Educação e Cultura, já as titulações portuguesas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e pela Autoridade para as Condições de Trabalho do país europeu.

A turma será formada exclusivamente por alunos matriculados pela UCS, que, nessa modalidade, é uma das poucas instituições de ensino no país que ofertam cursos na área, oportunizando aos profissionais do setor a qualificação continuada.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Com início no dia 1º de setembro, as aulas ocorrem semanalmente às sextas-feiras, das 18h30min às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Com duração de 24 meses, o curso é voltado para graduados da área de Engenharia, Agronomia, Medicina, Fisioterapia e Enfermagem e tem como objetivo a formação de quadros profissionais superiores a partir de conhecimentos, competências e capacidades para desenvolver, coordenar e controlar atividades de prevenção e proteção contra riscos nos diversos setores sociais e econômicos.

Para a professora Roselaine Mignoni, que coordena a qualificação com o professor Miguel Corticeiro Neves, o curso atende à demanda da sociedade que, cada dia mais, busca profissionais para agregar valor na promoção da qualidade de vida nos ambientes laborais, na região e em todo o mundo. “A oferta de um curso desta envergadura, com reconhecimento europeu, representa um grande diferencial em um período de crescente mobilidade da mão-de-obra pelo mundo. Além disso, a UCS busca implementar a prerrogativa da internacionalização do conhecimento e da formação”, explica.

No total, serão 664 horas dedicadas às disciplinas e mais 750 horas direcionadas ao trabalho de dissertação. Os matriculados com residência no Rio Grande do Sul deverão participar presencialmente das aulas. Já os matriculados com residência em outros Estados poderão assistir a algumas aulas teóricas pelo Google Meet, de forma síncrona. As aulas práticas, definidas em cronograma para favorecer a gestão dos deslocamentos para alunos de todo o Brasil, ocorrem nas instalações do Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul. “Haverá a integração entre os olhares e saberes do corpo docente do Brasil e de Portugal, para além das fronteiras usuais, e também a realização de sonhos, pois obter um título profissional aceito internacionalmente permitirá atuar em diferentes ambientes”, destaca a professora Roselaine ao elencar os benefícios de uma formação integral e universal.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

A trilha do conhecimento a ser seguida no decorrer do curso permitirá atender plenamente às competências alocadas no projeto pedagógico como análise, pesquisa e desenvolvimento nas áreas específicas da higiene e segurança ocupacionais. Os profissionais estarão aptos para atuarem com direção do serviço de segurança no trabalho (segurança e higiene do trabalho) em organizações públicas e privadas, consultoria e auditoria nas áreas de higiene e segurança ocupacionais, formação profissional nas referidas áreas e investigação e docência em instituições públicas ou privadas.

Para saber mais e se inscrever, é necessário acessar o site da UCS, clicar na aba Ensino e depois em Especializações e MBAS.