Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Vestibular para Medicina da UCS ocorreu neste domingo

Compartilhe:

Foto: Bruno Zulian

Lista dos candidatos aprovados em primeira chamada será divulgada até a próxima quarta-feira, dia 21

A Universidade de Caxias do Sul realizou neste domingo, dia 18, o Vestibular de Inverno 2023 para o curso de Medicina. A prova composta de redação, dez questões de Língua Portuguesa, dez de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), dez de Conhecimentos Gerais, dez de Biologia e dez de Química foi aplicada de forma presencial no Campus-Sede, em Caxias do Sul, a partir das 13h30min, e pôde ser feita o longo de cinco horas. A lista dos aprovados em primeira chamada será divulgada até a próxima quarta-feira, dia 21. Neste ano, a prova de redação teve como opções os seguintes temas: Em sua opinião, o sucesso profissional é questão de sorte? Por quê; Em sua opinião, o ChatGPT, ao produzir textos sobre os mais diferentes assuntos, pode auxiliar nos processos educacionais? Por quê?; Em sua opinião, há soluções para o problema do lixo plástico? Por quê?

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Os candidatos começaram a ser recepcionados já na manhã de domingo, com ações de acolhimento junto ao Centro de Convivência, distribuição de pipoca e de quentão. Por ali estava Joana Pauletti Prestes Martinez, 19 anos, recém-chegada de uma viagem de quatro horas desde a cidade de Carazinho. Acompanhada dos pais, Jaime e Nêmora, Joana concentrava-se para uma terceira tentativa de concurso para Medicina. “Espero estar preparada, estudei muito para isso”, disse, enquanto segurava no colo o quarto membro da família, o cãozinho Bold. “Meu amuleto da sorte”, brincou Joana, que planeja se tornar pediatra. 

Assim como Joana, centenas de outros candidatos aparentavam um misto de ansiedade, nervosismo e, mais do que tudo, felicidade. “De fato, é um momento emblemático na vida de cada um dos estudantes que estão aqui. Há sempre uma tensão, é um desafio, mas que faz parte de um ritual na formação desse profissional. Vestibular é um momento importante de construção de saberes e de conhecimento, mas também de revisão de valores”, destaca a pró-reitora de Graduação da UCS, Terciane Ângela Luchese.  

“Contar com essa grande quantidade de vestibulandos é um reconhecimento para a UCS. Mostra o grau de competência do curso de Medicina na formação do ‘ser médico’, do médico como uma pessoa hábil não apenas por sua formação técnica, mas também pela empatia e pelo cuidado para com o próximo”, observa o vice-Reitor da UCS, Asdrubal Falavigna.

A coordenadora da Comissão Permanente de Seleção (COPS) da UCS, Luciane Todeschini Ferreira, informou que o Vestibular de Inverno 2023 transcorreu de forma tranquila, muito devido à estrutura física e de pessoal disponibilizada pela Instituição. “Até o tempo colaborou trazendo sol, depois de quase uma semana de chuva”, comentou.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Gabarito

O gabarito oficial da prova já está disponibilizado neste link.