Canela,

19 de junho de 2024

Anuncie

Agricultores recebem capacitação preparatória para a Festa Colonial

Compartilhe:

Foto: Rafael Zimmermann

Ação foi uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Cultura, a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela

A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Emater/RS e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela, promoveu na tarde de quarta-feira (21), uma capacitação destinada aos agricultores que participarão da Festa Colonial 2023, que acontecerá entre os dias 15 e 30 de julho, na Praça João Corrêa. O encontro ocorreu no Espaço Nydia Guimarães e contou com a presença do secretário de Turismo, Gilmar Ferreira e do extensionista rural agropecuário e chefe da Emater em Canela, Alexandre Meneguzzo, além dos palestrantes Ricardo Capelli (veterinário da Emater) e Luciana Marion Fagundes (extensionista social da Emater de Bento Gonçalves e instrutora do Curso Boas Práticas de Fabricação).

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Durante cerca de quatro horas os produtores rurais receberam informações e orientações com o propósito de reafirmar boas práticas na conservação e produção dos alimentos que serão servidos no evento. “A segurança alimentar é fundamental para o sucesso da nossa festa. Essa atividade é um aperfeiçoamento daquilo que os agricultores já realizam diariamente, envolvendo todos os processos produtivos, desde microbiologia até o controle de doenças”, explica Alexandre Meneguzzo. A legislação e os trâmites necessários para legalização das agroindústrias também foram abordados no encontro. “Estão todos muito ansiosos pelo início da Festa Colonial! Além de ser um período de geração de renda para estas famílias, sabem da importância deste evento para o engrandecimento do município, já que é uma marca de Canela”, avalia Meneguzzo.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

FORTALECIMENTO DO TURISMO RURAL
O secretário de Turismo e Cultura, Gilmar Ferreira, destaca o enorme potencial de Canela para o desenvolvimento do turismo rural. “Estamos trabalhando para fortalecer este segmento, aliado ao cicloturismo e a nossa gastronomia! Sentimos que cada vez mais os visitantes buscam este contato direto com a natureza e a culinária típica do interior”, comenta Gilmar. O turismólogo e diretor do Departamento de Cultura, Moisés de Souza, ressalta que o curso ainda envolveu boas práticas no atendimento ao público. “Os agricultores estão preparados para oferecer serviços de qualidade”, projeta Moisés.