Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Exibição de filme no cinema emociona comunidades indígenas em Gramado

Compartilhe:

Arquivo Gramado Parks

Evento contou com a participação de cerca de 160 integrantes das aldeias Guarani e Kaingang da região

Na última quinta-feira, dia 15 de junho, as comunidades indígenas de Canela foram agraciadas com um evento cinematográfico histórico. A parceria entre o Museu do Festival de Cinema de Gramado e o Canella Cineclube resultou em uma exibição memorável para aproximadamente 160 indígenas em Gramado, na serra gaúcha. 

O Palácio dos Festivais foi o palco desse encontro marcante. A atmosfera culturalmente diversa e o ambiente emblemático proporcionaram o cenário perfeito para celebrar a sétima arte junto às comunidades indígenas. “Para’Í”, o filme escolhido para a ocasião, foi selecionado levando em consideração a temática indígena em uma tentativa de promover a identificação com os espectadores. Escrito e dirigido por Vinicius Toro, a obra aborda questões relevantes da cultura indígena e narra a história de Pará, uma jovem Guarani. No acolhedor ambiente do Palácio dos Festivais, o público foi contemplado não apenas com a projeção cativante do filme, mas também com a distribuição de pipocas, tornando a experiência cinematográfica ainda mais envolvente e imersiva.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O sucesso do evento pode ser medido pela presença de cerca de 160 indígenas, representando a totalidade da população local, compreendendo duas comunidades Guarani e uma Kaingang, devidamente representadas pelos seus caciques: Marcelino Duarte, da aldeia Guarani Tekoa Kurity, Marcelo Cabral da aldeia Guarani Tekoa Yvyã Porã e Maurício Salvador, da aldeia Kaingang Kógūnh Mág. A diversidade cultural foi celebrada, proporcionando uma valiosa troca de conhecimentos e experiências entre os participantes deste evento histórico.

A iniciativa conjunta entre o Museu do Festival de Cinema de Gramado e o Canella Cineclube representa um marco na promoção da inclusão e diversidade cultural na região. O evento foi uma ação de um movimento contínuo do programa educativo do Museu do Festival de Cinema de Gramado, que visa ampliar o acesso ao cinema para as comunidades tradicionais, de zonas rurais, bairros periféricos e praça pública, estimulando produções de filmes que retratem suas realidades e perspectivas. Para o Gerente Geral do Museu do Festival de Cinema de Gramado, Fernando Guerra: “Foi um momento de profunda conexão entre as comunidades indígenas e o mundo do cinema, em uma troca mútua. Ver o entusiasmo e a emoção estampados nos rostos daqueles que assistiram ao filme ‘Para’Í’ nos enche de gratidão e reafirma a importância destes espectadores estarem não só hoje, mas sempre nestes espaços.”

Ao aproximar o cinema das comunidades indígenas, o Museu do Festival de Cinema de Gramado reafirma a importância de valorizar e respeitar a pluralidade cultural, estimulando a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Localizado no andar superior do Palácio dos Festivais, o Museu está aberto diariamente das 10h às 21h e conta com a cafeteria Curta Café, oferecendo cardápio exclusivo e vista privilegiada da Avenida Borges de Medeiros e da Igreja São Pedro, duas das principais atrações turísticas da cidade.

Sempre lembrando que o Museu do Festival de Cinema de Gramado é mantido pela Gramado Parks, responsável por toda a concepção desde sua inauguração em 2016.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Sobre a Gramado Parks

Fundada em Gramado, na Serra Gaúcha, a Gramado Parks atua no segmento de hospitalidade e entretenimento. O grupo é responsável pelo desenvolvimento de empreendimentos inovadores como o Snowland, primeiro parque de neve indoor do país e Acquamotion, único parque aquático coberto termal da América do Sul, ambos em Gramado, e a Yup Star, roda-gigante localizada em dois diferentes destinos: Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.

A empresa tem também três hotéis em Gramado (Bella Gramado, Exclusive Gramado e Buona Vitta Gramado), quatro restaurantes (DonaLira, Opiano, Don Milo e Signature), além de salas comerciais do conceito de multipropriedade no Rio de Janeiro, Gramado, Pernambuco e Foz do Iguaçu.

Com mais de 1.800 funcionários, a Gramado Parks conta com sede em Gramado.

Mais informações: www.gramadoparks.com.br