Canela,

6 de dezembro de 2023

Anuncie

Desfiles da Maratona de Moda da UCS ocorrem nesta quarta-feira, no Campus 8

Compartilhe:

Foto: Roger Clots / Coleção Desert Breath, da acadêmica Nathalia Costella, de 2022

Serão apresentados Projetos do Laboratório de Criatividade e de Conclusão de Curso

A Maratona de Moda da Universidade de Caxias do Sul ocorre na próxima quarta-feira, dia 28, a partir das 20h, no Espaço Alternativo do Campus 8. Com a participação aberta à comunidade, o tradicional evento do curso de Bacharelado em Moda da UCS oportuniza desde 1992 a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos.

Essa edição da Maratona conta com dois momentos: o desfile das criações elaboradas na disciplina de Laboratório de Criatividade e a apresentação das coleções dos Trabalhos de Conclusão de Curso. São ocasiões significativas para o curso de Moda, coordenado pela professora Leda Stumph Brehm, já que tornam possível conferir de perto os temas e desafios da criatividade por meio dos desfiles.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A disciplina de Laboratório de Criatividade, orientada pelo professor Sergio Lopes, traz para essa edição o tema “Queens” (rainhas, em inglês). A temática exibe a interpretação, feita pelos estudantes, de mulheres reconhecidas, que abriram caminhos para uma existência melhor e que ainda fortalecem o espaço feminino no mundo. “Esse tema busca não apenas discutir a condição feminina metaforicamente, mas principalmente homenagear personalidades tão atuais e influentes no mundo contemporâneo”, menciona a proposta dos acadêmicos.

Para trilhar os caminhos da produção dos Trabalhos de Conclusão de Curso, o tema escolhido foi “Mãos”. Os professores responsáveis pela orientação dos estudantes são Bernardete Venzon, Gilda de Ross e Sergio Lopes. O reconhecimento dos afazeres manuais e a celebração das técnicas construídas com as mãos, ao longo dos séculos, é uma questão que avança junto com o crescente desenvolvimento tecnológico e apresenta um desafio aos futuros profissionais. “Envolta ao fascínio da tecnologia com caminhos surpreendentes e a valorização das manualidades e técnicas de longa data, moda é processo, projeto, inovação, pesquisa e conexões multidisciplinares. No centro de tudo, o ser humano dá vida às criações com significados únicos através das manualidades e a criatividade em diálogo com a tradição dos fazeres e suas histórias”, indica a proposição dos estudantes. O tema surgiu durante uma palestra do pesquisador e criador Walter Rodrigues aos estudantes.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Veja abaixo quem são os autores dos projetos:

Laboratório de Criatividade
Julia Jauer
Luiza Ceni Casa
Natassia de Oliveira
Sabrina de Camargo Maria da Silva
Sofia Mentz Diel
Talyta Bandeira
Thaynê Barbara de Moni
Vitória Lovatto Tefili
Vitória Rech
Vittoria Daidone Curci Bruzetti

Trabalhos de Conclusão de Curso
Anieli Della Giustina Salami
Bruna Wrzesinski Zeni
Carolina Ávila de Figueiró Silva
Caroline Pereira Casiraghi
Cassiano da Silva Falcão
Felipe Pereira da Silva
Isabelle Daneluz Raimann
João Luís Rockenbach
Lucila Polo
Luisa Turra
Natália Viero de Farias
Patricia Klein Framento
Talyta Bandeira