Canela,

22 de fevereiro de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Alavanque seus lucros e impulsione o crescimento do seu negócio com os processos financeiros • Juliana Alano

Compartilhe:

Caro leitor, a falta de processos financeiros pode causar muito mais do que retrabalho, gastos e redução na produtividade, ela pode ser motivo para as empresas fecharem suas portas. E de nada adianta um procedimento que não funciona ou que não inclui, de maneira correta, as pessoas que precisam dele. Por isso, os processos financeiros são essenciais para a gestão financeira, pois ocorre a alavancagem dos lucros e crescimento organizado do negócio.

Os principais processos financeiros que você precisa controlar no dia a dia da empresa para manter uma gestão financeira saudável são: administração de estoque, aplicação de recursos financeiros, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados, faturamento, gestão de contas a pagar e a receber, gestão de cobrança e gestão orçamentária.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Nas minhas consultorias empresariais é muito comum encontrar empresários que aplicam os processos, mas não sabem analisar as informações para usá-las no planejamento. Outros, não tem informação nenhuma, operam a empresa no escuro e só se dão conta que as coisas não vão bem quando falta dinheiro para pagar as contas.

Assim como acontece com um orçamento doméstico, acontece com as pequenas e grandes empresas. Se houver falta de planejamento e organização financeira, as contas no final do mês não fecham. E veja bem, não ter um sistema informatizado não deve ser a desculpa para não ter controles, você pode fazer o uso de ferramentas gratuitas como o Excel, por exemplo, contudo o sistema torna o processo muito mais prático e eficiente.

Os processos financeiros de uma empresa, quando bem estruturados, facilitam a rotina diária, minimizam os erros e envolvem o time em um ambiente mais integrado. Então, crie rotinas capazes de controlar suas finanças por meio de processos financeiros e tenha domínio do seu dinheiro. Lembre-se que quem não controla o pouco, nunca vai controlar o muito!