Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Curso de Gestão de Cooperativas é lançado oficialmente em Caxias do Sul

Compartilhe:

Coordenadora do curso de Gestão de Cooperativas, Claudia Mara Sganzerla

Graduação integra o conceito UCS Digital, com formato híbrido e conclusão dos estudos em dois anos

“O maior concorrente das cooperativas é o desconhecimento”. Foi assim que o presidente do Conselho de Administração da cooperativa Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt, iniciou a palestra que marcou o lançamento oficial do novo curso de Gestão de Cooperativas da Universidade de Caxias do Sul, realizado na tarde de quinta-feira, 29 de junho, no Salão de Atos da Reitoria. A informação compartilhada por Schmidt demonstra o quanto o cooperativismo merece mais atenção em relação a sua importância econômica e social. E é justamente esse um dos objetivos do curso que a UCS passa a oferecer, valorizar os benefícios que o sistema cooperativo traz para os associados e às comunidades onde está inserido.

Tiago Luiz Schmidt

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O cooperativismo passou a ganhar um pouco mais de atenção nos últimos anos graças ao trabalho de divulgação das próprias instituições financeiras, porém há muito tempo está consolidado como modelo de sucesso em todo o mundo. Nas cidades onde há cooperativas, o PIB per capita é em média 5,6% maior que o das demais. “Não existe cooperativa rica em comunidade pobre”, exemplificou Schmidt durante a palestra Cooperativismo: uma História com Propósito, salientando que o cooperativismo pode ser considerado uma doutrina por fomentar tanto o desenvolvimento econômico quanto o social – representados pela figura dos pinheiros lado a lado no tradicional símbolo do cooperativismo.

Em seu pronunciamento, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, pontuou: “se a falta de conhecimento sobre o cooperativismo é um problema, nós estamos oferecendo a solução por meio da oferta desse curso, em um formato diferenciado, híbrido e dinâmico”. 

Oferecida na modalidade a distância, mas também com encontros presenciais, a graduação possibilita a conquista do diploma em dois anos. É o segundo curso apresentado no conceito UCS Digital – o primeiro, lançado um dia antes, foi o de Gestão em Turismo. O UCS Digital une os benefícios do ensino a distância à oportunidade de experienciar presencialmente a vida universitária, em contato com colegas e professores. Os acadêmicos terão as aulas EaD autoinstrucionais e aulas síncronas on-line (cuja transmissão também poderá ser acompanhada em todos os campi), somadas a encontros presenciais de produção real. A previsão é de que mais 18 cursos sejam lançados pela UCS nesse modelo até o final deste ano. 

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

A coordenadora do curso de Gestão de Cooperativas, Claudia Mara Sganzerla, destaca que a graduação foi pensada para qualificar profissionais para a criação, planejamento e implementação de empresas cooperativas, por meio da aplicação de técnicas estratégicas de gestão, planejamento de recursos e processos, bem como legislação compatível com os ramos do cooperativismo.

Em um mercado aquecido, especialmente na região Sul do Brasil, onde concentra expressivo número de associados, o cooperativismo está presente em segmentos diversos, como agropecuária, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, trabalho, produção de bens, serviços e transporte. A formação qualifica para atuar no modelo econômico que tem na pluralidade de ideias, opiniões e visões o eixo principal para inovar e transformar a realidade.

As inscrições já estão abertas para o vestibular em processo seletivo contínuo.

Fotos: Bruno Zulian