Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Campus da UCS na cidade de Guaporé terá bacharelado em Psicologia

Compartilhe:

Foto: Adriano Carvalho

Previsão é de que o curso se inicie já no primeiro semestre de 2024, com a oferta de 40 vagas

O campus da Universidade de Caxias do Sul em Guaporé teve o projeto de instalação do bacharelado em Psicologia aprovado com nota cinco, conceito máximo, pelos avaliadores do Ministério da Educação (MEC). O procedimento é obrigatório para a abertura de novas graduações. O próximo passo é a formalização da autorização do curso em portaria para dar início à oferta, prevista para o primeiro semestre de 2024.

A visita in loco pela comissão avaliadora, entre 31 de maio e 3 de junho, analisou organização didático-pedagógica, que inclui itens como estrutura, conteúdos curriculares e metodologia; corpo docente e tutorial, que considera o núcleo docente estruturante, equipe multidisciplinar e experiência dos professores que compõem o curso, todos mestres ou doutores; e infraestrutura, com salas de aula, laboratórios e bibliografias de acesso aos acadêmicos. Nesse quesito, projeta-se investimentos na instalação de ambiente de avaliação psicológica e do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), com salas de atendimento individual, adulto, infantil e coletivo. Entre as experiências de complemento à formação, os alunos poderão vivenciar a integração com as redes públicas de ensino, com o sistema local e regional de saúde, e atividades práticas em saúde e docência.

O projeto pedagógico prevê a abertura de 40 vagas anuais a partir de processo seletivo contínuo de ingresso, aulas presenciais no período noturno, trajetória formativa com duração mínima de cinco anos e carga horária de 4.040 horas/aula somadas a 240 horas de atividades complementares.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Impactos Comunitários

Conforme a professora Ilciane Maria Sganzerla Breitenbach, coordenadora da graduação em Psicologia no campus de Bento Gonçalves e integrante do corpo docente estruturante que atuou na defesa do curso, a condição é transformar as comunidades como um todo, agregando-se o respaldo histórico da atuação na área pela UCS à observação das características locais e regionais. Sobre a autorização com conceito máximo, “o projeto é mantermos essa boa condição e alavancarmos, cada vez mais”, pontua, agradecendo às equipes envolvidas pelo cuidado dedicado ao processo de autorização do MEC. O curso já conta com os projetos estabelecidos para o desenvolvimento da infraestrutura, como a Clínica Escola, do SEPA, e convênios assinados para as possíveis parcerias.

A pró-reitora de Graduação da UCS, Terciane Ângela Luchese, ressalta o reconhecimento dos docentes qualificados que compõem o curso e sua excelência. “A região de Guaporé ganha a oferta de um curso de elevado nível de formação, com infraestrutura e proposta pedagógica atualizada. De qualidade pelas oportunidades formativas que oferece, dedicado ao estudo do comportamento humano, em suas diferentes dimensões e contextos variados, analisados à luz de múltiplas abordagens teóricas”, em tempos em que a saúde mental demanda cuidados. No que concorda o diretor do campus da UCS em Guaporé, Francisco Lúcio Salvagni: “A oferta responde a uma demanda da região e à preocupação da Universidade com a saúde mental frente ao cenário moderno, também considerando os impactos da pandemia”.

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, evidencia o comprometimento regional e acadêmico. “Nos 30 anos de regionalização da nossa Instituição, o planejamento estratégico envolve a apresentação de novas possibilidades para o desenvolvimento das localidades”, afirma. A partir da identificação da demanda pelo curso, há mais de um ano trabalha-se pela operacionalização. “A equipe foi muito competente e conseguimos nota máxima, considerando estrutura, corpo docente e projeto pedagógico, o que se deve à dedicação e à tradição de excelência institucional. Acreditamos que com esse curso, e outros que estamos desenvolvendo em Guaporé, celebramos o pacto com a comunidade em prestação de serviços, entregas e desenvolvimento, que é nosso objetivo”, conclui.

Tradição

Na Área do Conhecimento de Humanidades, o curso de Psicologia também é ofertado no Campus-Sede, em Caxias do Sul, e nas unidades universitárias de Bento Gonçalves e de Canela. Implantado pela UCS em 1979, em Caxias do Sul, completou 40 anos de trajetória em 2022, na formação de profissionais que atuam em diferentes setores e organizações, com foco na saúde mental e na qualidade de vida. Entre os objetivos da graduação está a formação integral de psicólogos a partir de conhecimentos teórico-práticos, que permitam realizar adequados diagnósticos, avaliações e intervenções, a fim de contribuir com o bem-estar da população, de modo a responder aos desafios humanos, sociais e éticos atuais e na inter-relação com outros campos do saber científico-profissional.

O profissional tem amplo campo de atuação, envolvendo clínicas, escolas, empresas, entidades comunitárias e de classe, hospitais, órgãos públicos e privados, casas asilares, clubes esportivos e recreativos, veículos de comunicação, consultórios e consultoria.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

UCS Guaporé

A oferta da UCS no município de Guaporé já contempla os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Gestão de Turismo, Gestão de Cooperativas e Gestão Comercial, com inscrições abertas em processo seletivo contínuo. O vestibular, com prova de redação on-line, ocorre todas as segundas e quintas-feiras. O ingresso ocorre também pelo aproveitamento da nota da redação no ENEM (de 2017 a 2022) ou em vestibulares anteriores da UCS (a partir de 2018). Saiba mais.Foto: Campus da UCS em Guaporé. Crédito: Adriano Carvalho