Canela,

13 de novembro de 2024

Anuncie

UCS | Na Suíça, missão do PPG em História realiza nova etapa de estudo no âmbito do som enquanto patrimônio histórico e cultural

Compartilhe:

Foto: Júlio Tronca

Perspectiva visa à educação para a percepção multissensorial da paisagem, as práticas de escuta ativa e a produção de novos mapas acústicos do território

Integrantes do Programa de Pós-Graduação em História da UCS – PPGHIS participam de missão internacional na Suíça iniciada no domingo, dia 2, que se estende até 20 de julho. A incursão na Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana (SUSPI), localizada na cidade de Locarno, contará com os membros do projeto de pesquisa AmAs – Ambienti in Ascolto, na Universidade formado pelas professoras Eliana Rela e Juliane Petry Panozzo Cescon, junto aos mestres egressos do PPG Elisiane Soares da Silva, Laura Cardozo Perozzo e Lucas Troglio.

O projeto, que teve início em 2021, completamente subsidiado pela agência de fomento suíça MOVETIA – Scambi e Mobilità, incluiu a participação dos representantes da Universidade do curso de formação continuada “Dall’ascolto consapevole alla narrazione sonora per l’educazione al senso del luogo” (“Da escuta consciente à narração sonora para a educação do sentido de lugar”), com atividades on-line e síncronas. O objetivo da nova etapa, presencial, é a efetivação de estudos teóricos e atividades de campo para experienciar itinerários didáticos explorando a temática do som, com a atenção sobre a dimensão sonora de escuta em relação ao lugar. Ainda, a oportunidade de encontrar com professores de educação básica da região do Canton Ticcino. “Ao longo das atividades, o esforço volta-se a mudar a perspectiva centrada na visão para aquela auditiva, educando para a percepção multissensorial da paisagem, para as práticas de uma escuta ativa e produção de novos mapas acústicos do território”, explica a professora Eliana.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O convênio visa à troca de conhecimentos entre os participantes, que incluem professores da Educação Básica de Caxias do Sul, com os docentes do mesmo nível de ensino em Locarno, na Suíça, propondo o desenvolvimento de habilidades direcionadas à capacidade de ouvir e trabalhar didaticamente com a importância dos sons no cotidiano.

Para a instituição italiana, como contextualiza Eliana, pesquisadora do som enquanto patrimônio histórico e cultural e integrante do grupo de pesquisa desde o início das atividades conjuntas entre as instituições, a ampliação da dimensão internacional é valor que promove o desenvolvimento de conteúdos, com a colaboração da Universidade de Caxias do Sul na dimensão do ambiente e atenção aos objetivos da Agenda 2030, da ONU. Para a UCS, soma-se a possibilidade de dar continuidade às atividades de intercâmbio na formação e pesquisa iniciadas em 2016, com o Departamento de Formação e Aprendizagem, que promoveu o compartilhamento de boas práticas e o desenvolvimento de tecnologias para apoiar ações em contextos de vulnerabilidade, e que foi formalizada com declaração mútua de intenção em 2017.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Novos Projetos e Parceria Ampliada

“A visita da equipe consolida a parceria, abrindo possibilidade para futuros projetos junto à Pós-Graduação, seus acadêmicos e também egressos”, avalia a professora da UCS. Entre eles, no mês de outubro, o PPGHIS será responsável por realizar a terceira edição do Soundscape Workshop e receber a equipe de pesquisadores suíços. Para o momento, projeta-se a formalização de ampliação do convênio entre UCS e SUPSI, com a inserção de ações de colaboração com a universidade suíça Fernfachhochschule Schweiz (FFHS), por meio da Cátedra Distance Learning and e-Learning Research (IFeL), e da Cátedra Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental, da UNESCO, sediada na UCS. Desde 2004, a FFHS é afiliada à Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana e está envolvida na estratégia geral da Universidade. Desde 2016, sedia a Cátedra UNESCO de Ensino a Distância Personalizado e Adaptativo.