Canela,

6 de dezembro de 2023

Anuncie

Baixa adesão às vacinas preocupa a Secretaria de Saúde

Compartilhe:

A Secretaria da Saúde tem verificado um aumento no número de casos de influenza em Gramado. A situação causa preocupação, uma vez que a população mais vulnerável não aderiu às vacinas conforme o esperado. Pelo segundo ano consecutivo, a meta de 95% de cobertura nos grupos de maior risco para adoecimento e óbito não foi atingida em Gramado e nos municípios vizinhos. Conforme dados do Ministério da Saúde, a cobertura de vacinação contra a Influenza no município é de 65,46%. Em 2023, Gramado registrou um óbito por influenza.

Além da baixa cobertura vacinal, outro dado que preocupa é o resultado das testagens realizadas, que mostram uma grande circulação dos vírus influenza A e B na comunidade. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, do total de testes positivos, 74,9 % são Influenza A ou B e 25,2% são Covid.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

É importante ressaltar que, tanto a Influenza quanto a Covid, podem ser prevenidas através da vacinação. Portanto, a Secretaria da Saúde informa que a população que ainda não se vacinou contra a gripe deve procurar as unidades de saúde mais próximas para atualizar a carteira de vacinação. Restam apenas algumas doses, e o Governo do Estado não deve enviar mais.

Vale ressaltar que a vacina está liberada para todos os públicos, mas há grande preocupação com os grupos prioritários, que são os profissionais e trabalhadores da saúde, idosos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses até menores de 5 anos, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência e trabalhadores do transporte coletivo.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Confira os horários das salas de vacinação:
UBS Floresta – Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h;
ESF Várzea Grande – Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h;
UBS Centro – Segunda a sexta-feira, das 8h às12h e das 13h às 16h45;
UBS CAIC – Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h;
ESF Jardim – Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h30;
UBS Carniel – Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30;
ESF do bairro Pórtico II – Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.

Crédito: Ascom/PMG