Canela,

17 de junho de 2024

Anuncie

Assistência Social de Canela participa de Seminário Estadual do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Compartilhe:

A equipe da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Canela participa hoje (5.7) do Seminário Estadual do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizado pela Divisão de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social (SAS) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O evento é on-line, e a equipe formada por Tassia da Silva (assistente social), Heloisa Seibel (psicóloga) Gabriele Bianchi (0monitora do SFCV e membro da equipe da vigilância socioassistencial), Salete Fernandes (psicóloga), Tânia Cristofolli (assistente social e membro da equipe da vigilância socioassistencial) e Maria Áurea (Assistente Social) acompanham a atividade da sala de reuniões da Prefeitura de Canela.

O seminário busca proporcionar momentos de reflexão junto às equipes municipais acerca das orientações técnicas para execução do SCFV, dialogando sobre as novas perspectivas do serviço a partir dos eixos estruturantes. O encontro também é alusivo aos dez anos de reordenamento do SCFV – que, atualmente, é executado por 401 municípios gaúchos.

O SCFV é complementar ao trabalho social com famílias realizado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), sendo os municípios cofinanciados pelo governo federal para a execução da atividade. O objetivo é fomentar a ampliação das trocas culturais e vivências dos usuários e o desenvolvimento do sentimento de pertença e identidade, incentivando a socialização, a convivência e os vínculos.

A equipe técnica de proteção social básica desenvolve ações de apoio técnico em relação ao SCFV a fim de qualificar continuamente a execução do trabalho.

Fotos: Rita Souza