Canela,

20 de abril de 2024

Anuncie

Nesta quinta tem Premiação do Professor Inovador na Faccat

Compartilhe:

A premiação do 6º Prêmio Professor Inovador do Vale do Paranhana ocorrerá nesta quinta-feira, 6 de julho, a partir das 19h30, no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara. Ao todo, 139 trabalhos foram apresentados. Durante a solenidade de premiação, todos receberão certificados e os vencedores ganharão troféus. A sexta edição do Prêmio vem para retomar uma história de quase 15 anos, quando teve sua primeira edição realizada em 2009. O Prêmio Professor Inovador é uma ação realizada pela Faccat e da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (AMPARA), que é formada pelos municípios de Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara e Três Coroas.

O Prêmio Professor Inovador do Vale do Paranhana visa reconhecer o mérito de docentes pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas.

De acordo com a comissão organizadora do evento, este ano, estão reunidos e serão premiados os trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2022, em escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas dos municípios parceiros. A premiação será feita para os melhores trabalhos das quatro categorias: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio, já classificados a nível municipal, além do prêmio destaque de todas as categorias do Vale do Paranhana.

Inovação e práticas educacionais

“Considero o Prêmio Professor Inovador do Vale do Paranhana uma iniciativa de grande valor, uma vez que dá visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas inovadoras e passíveis de adoção por outros professores”, comenta a coordenadora do curso de Pedagogia da Faccat, Marlene Soder Ressler, que também integra a comissão organizadora.

Na avaliação da presidente da Ampara/Educação, Cristiane Martin, o Prêmio tem o papel de valorizar o trabalho docente, incentivar inovações pedagógicas e divulgar estas boas práticas. “Ser um professor inovador é ser aquele profissional que entende que para educar as novas gerações e atender às novas necessidades dos estudantes, deve se reinventar, ser criativo, motivar e ter um olhar para o desenvolvimento integral do aluno”, destaca Cristiane, que também é a secretária de Educação de Igrejinha.

 Já o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, ainda reforça que o Prêmio Professor Inovador é uma iniciativa importante que visa melhorar cada vez mais a qualidade da educação no Vale do Paranhana. “Estamos felizes porque os professores são criativos, inovadores e empreendedores, levam a educação a sério, porque sabem a importância dela. Não basta só falar em inovação, temos que colocar em prática e o Professor Inovador existe com este objetivo”, ressalta.