Canela,

23 de fevereiro de 2024

Anuncie

Corte e Costura: formatura e valorização de ofício na Faccat

Compartilhe:

Pode ser por hobby, como uma alternativa de fonte de renda extra, ou até mesmo para se tornar uma profissão. Os motivos e os interesses são muitos, mas a paixão pela costura é igual para todos os participantes da 3º edição do curso de Corte e Costura, promovido pelo curso de Design das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). A solenidade de formatura ocorreu na noite de quarta-feira, 5 de julho, reunindo amigos e familiares dos 28 formandos. As aulas iniciaram em março deste ano e totalizaram 83 horas de aprendizado. Os ministrantes foram os especialistas Natália Forte e Giovanni Modica.  As inscrições para a 4º edição já estão abertas e seguem até o dia 25 de julho. As aulas iniciarão no dia 2 de agosto e seguirão até 8 de novembro.

A formatura

Uma foi o incentivo da outra. Juntas aprimoraram os conhecimentos em costura. Mãe e filha se sentem realizadas e felizes com o resultado do curso de Corte e Costura. Adriana Stein, de 47 anos, e Ana Maria Stein, 25, ambas de Rolante, uniram a força de vontade em aprender e integraram a turma de formandos.

“Só tinha noção para fazer consertos e bainha. E eu adorei fazer o curso, pois agora sei fazer roupas. Quando não achar algo como eu gosto, posso fazer. Agora tenho muita noção de como é costurar e quem sabe, futuramente, renda uma nova profissão para mim”, comenta a calçadista Adriana Stein. Já sua filha, Ana Maria, que não tinha nenhuma noção, saiu do curso entusiasmada. “Não sabia nada. Cheguei zerada no curso. Foi algo novo para mim. Está sendo um hobby. Valeu muito a pena”, conta.

Resgate da costura

A professora Natália Forte, emocionada, destaca a alegria de ver mais uma turma do curso de Corte e Costura concluir os trabalhos. “Construímos aula a aula os caminhos da costura, que é um hobby, que é terapia, que requer paciência e que é um constante aprendizado. Às vezes é difícil a arte de costurar, por isso requer dedicação. É um orgulho fazer parte da trajetória de vocês com a costura. Este é só o começo”, enfatiza Natália.  

Já o professor Giovanni Modica reforça as palavras da colega Natália e acrescenta que é gratificante formar a turma, no qual cada um se permitiu compreender e explorar a costura de uma forma tão pessoal e especial.  “Vocês fazem parte de uma história de resgate da costura e da valorização dela. Espero que vocês continuem com esta exploração do saber fazer”, sintetiza.

Excelência Acadêmica

O coordenador do curso de Design, Augusto Parada, em seu discurso, destacou a qualidade do ensino da Faccat e do curso, que possuem conceito máximo, na avaliação do Ministério da Educação (MEC). ” O curso de Design é um curso de excelência acadêmica e vocês fazem parte disso. O curso de Corte e Costura foi idealizado pela professora Natália e a Faccat abraçou a ideia e deu condições de fazer. Está no DNA da Faccat de trazer a comunidade para dentro da Instituição e acima de tudo, devolver à sociedade, cidadãos de bem e que sabem da importância de seus ofícios”, completa Parada.

Na opinião do vice-diretor de Extensão e de Assuntos Comunitários da Faccat, Dorneles Fagundes, ocurso de Corte e Costura é muito elogiado pela capacidade e competência dos protagonistas. “Foram horas de estudo.  Sempre é muito bom ver o campus cheio. É importante valorizar este curso, que é um bom aprendizado. Percebi na Mostra dos Trabalhos, a qualidade das peças produzidas. Vocês levaram a sério e, nós da Faccat, também primamos pela qualidade”, conclui Dorneles.