Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Fê Brandão

EU VEJO VOCÊ

Fernanda Rosa Brandão

EU VEJO VOCÊ – Você é uma educadora imperfeita?

Compartilhe:

Eu sou e espero que você também, pois o perfeito está morto. E se estamos aqui neste mundo ainda, é porque temos a oportunidade de errar e aprender, buscar cada vez mais a forma e o caminho para fazer cada vez melhor.

Em todas os papéis que estou ocupando, filha, mãe, esposa, terapeuta, pedagoga, amiga, colega vou falhar e isso vai fazer com que procure aprender diante daquilo que falhei. E espero falhar milhares de vezes, para ter a chance e a oportunidade de estar crescendo e me desenvolvendo.

E diante disto, de ser adulta hoje, porém já fui uma criança, com dúvidas, medos, muitas coisas a aprender e ter que confiar em alguém para me ensinar e orientar. E este é o seu papel hoje, ajudar, contribuir, ensinar e ser o exemplo para esses seres que precisam do nosso olhar amoroso e de compreensão.

Quando você pede que a criança fique quieta, obedeça, não faça bagunça, não converse, faça o trabalho com determinado material (todos colegas iguais) está podando de uma certa forma e reprimindo sua forma de se expressar e sua criatividade. E quando fizeram isso contigo, quando era criança, como se sentiu? Não foi bom e sente até hoje os traumas e as palavras ouvidas.

• Siga Fernanda Brandão no Instagram

A criança carrega pela vida toda, as coisas boas e as nem tão boas. Algumas impulsionam e outras travam seu desenvolvimento.

É preciso estar presente na sala de aula e se conectar com cada criança, elas são tesouros e preciosidades do nosso futuro. Faça pela criança que já foi um dia e pelo adulto que essa criança vai se tornar. Todos vamos colher os frutos de adultos livres, criativos, posicionados, que vão levar adiante aquilo que aprenderam.

Lembra de quando você queria ter sido ouvida, de quando tentou falar sobre o que sentia e por algum motivo, isso não aconteceu. Dê atenção a seus alunos, escute, observe, deixe se expressar e falar o que precisa, faça com que sua sala de aula seja um lugar acolhedor e seguro para elas.

Continue sendo imperfeita e permitindo que seus alunos sejam também, a vida é para testar e experimentar, e quanto mais experiências tiverem presenciado, maior será seu leque de opções, quando precisar escolher como agir no próximo desafio. Os desafios batem na sua porta e na delas o tempo todo, precisa ter inteligência emocional para escolher de que forma vai resolver e passar por estes desafios.

Quanto mais você estiver aberta a contribuir e vivenciar as experiências diárias com seus alunos, mais vão estar seguros e confiantes para seguir seu caminho, mesmo quando estiverem sozinhos e precisar decidir algo, terá autonomia.

Estou aqui te apoiando a ser cada dia mais imperfeita e fazer diferente com seus alunos, do que fizeram com você, na sua infância. Quando entende o que te prejudicou e afeta tua vida adulta, tem a possibilidade de encarar e escolher fazer diferente. E não esqueça: “EU VEJO VOCÊ.”