Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

UCS busca votos para viabilizar projetos de impacto comunitário inscritos na plataforma Brasil Participativo, do Governo Federal

Compartilhe:

No âmbito da Universidade é possível apoiar a criação de centro de atendimento às pessoas com autismo, de centro de pesquisa de saúde humana e animal e de laboratório de terapia de células-tronco

A Universidade de Caxias do Sul convida a comunidade a contribuir com a viabilização de projetos de impacto social. Com propostas cadastradas na plataforma Brasil Participativo, iniciativa do Governo Federal, o objetivo é conquistar o apoio popular para sua incorporação no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, que define metas, diretrizes e programas do Governo. No caso da UCS, são três proposições: a criação de um centro de atendimento às pessoas com autismo, um centro de pesquisa de saúde humana e animal e um laboratório de terapia de células-tronco.

O público poderá apoiar votando, até 14 de julho, a partir do cadastro em gov.brSaiba mais e acesse a partir desta página. Cada pessoa poderá votar em até três propostas que julgar mais importantes para a sua região. Dentre as iniciativas participantes, as cinco mais votadas terão seus autores convidados a debater sobre o tema no 3º Fórum Interconselhos, encontro nacional em Brasília (DF), no mês de agosto. Analisadas pelo Governo Federal, projeta-se que as proposições de maior engajamento constem em Projeto de Lei (PL) a ser encaminhado ainda neste ano ao Congresso Nacional. Após aprovação, o Plano Plurianual poderá ser aplicado, no próximo ano, com as demandas e contribuições da população brasileira.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Saiba mais sobre cada uma das propostas da UCS para a comunidade:

Criação do Centro de Atendimento às Pessoas com Autismo:
A criação do Centro Interprofissional de Acolhimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista se torna essencial para ampliar as políticas de melhor entendimento, acolhimento e promoção da qualidade de vida das pessoas com TEA. A UCS se propõe a realizar atividades educacionais, assistenciais e científicas interprofissionais com foco no acolhimento às pessoas com TEA e suas famílias, integrando ações entre profissionais da saúde, professores e alunos de graduação e pós-graduação.

Criação do Centro de Pesquisa de Saúde Humana e Animal:
A criação do Centro de Inovação em Saúde Única justifica-se primordialmente pela sua atuação ampla na área de saúde humana e animal. A região da Serra Gaúcha necessita urgentemente de uma unidade de referência em inovação com atuação nas mais diversas áreas (Médica Humana, Veterinária e Ambiental). O Centro de Inovação em Saúde Única tem como meta exercer um papel de protagonismo no diagnóstico e na vigilância epidemiológica molecular de doenças humanas e animais.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Criação do Laboratório de Terapia de Células-Tronco:
A terapia celular avançada será aplicada no tratamento aos pacientes com patologias como: doenças musculoesqueléticas e trauma articular em profissionais de alto rendimento; doenças crônicas (diabetes, autoimunes), câncer e aquelas relacionadas ao envelhecimento (doenças degenerativas). Os objetivos da terapia celular avançada serão promoção da saúde, melhora da qualidade de vida, diminuição no tempo de afastamento por acidente ou invalidez e retorno precoce ao trabalho.