Canela,

18 de abril de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

CRESCER PARA ORGANIZAR OU ORGANIZAR PARA CRESCER: QUAL O MELHOR PARA A SUA EMPRESA? • Juliana Alano

Compartilhe:

Caro leitor, o papo de hoje é bastante polêmico, tanto quanto a teoria de quem veio primeiro, o ovo ou galinha. Vejo diariamente o dilema de alguns empresários pensando se organizam a empresa para dar o próximo passo em direção ao crescimento ou se crescem e depois organizam a bagunça, estou muito curiosa para saber o que você pensa sobre isso.  Resumindo um dos grandes desafios das empresas é responder: cresço ou me organizo?

Bom vamos começar separando as variáveis, fato é que as empresas podem expandir de forma desordenada e têm um monte de empresas que estão aí para provar que isso é capaz. Expandir vai fazer com que seu negócio funcione e siga competitiva no mercado mesmo que sem organização.

Os setores normalmente responsáveis pela área de crescimento são o marketing e o comercial e toda expansão vai exigir o mínimo de organização. A organização coloca as coisas no lugar, mas naquele momento a empresa não está crescendo, o caos é o que leva ao crescimento, as crises mostram que é neste momento que a criatividade brota e as soluções aparecem. Resumindo, organizar não faz com que a sua empresa cresça, ela faz com a que ela seja mais lucrativa, permitindo que você seja mais eficiente.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Por outro lado, expandir sem organização e sem processo é perca de dinheiro. O sucesso e a consolidação de uma empresa exigem mais que boas ideias e empreendedorismo. Também requer planejamento e organização. Porque, apesar das vendas continuarem aumentando e o negócio estar crescendo, nem sempre isso se reflete nos números e ter uma empresa que não gere lucro não faz muito sentido.

E se eu te disser que podemos ter ambas as coisas? Crescer organizadamente! Até porque os ciclos de crescimento e organização precisam ser contínuos, se pensarmos que o crescimento vai gerar desordem e que consequentemente precisa ser organizado para gerar novamente a lucratividade.

Baseado em tudo que falamos até o momento, acredito que a gestão financeira é o que liga o crescimento com a organização, já que ela possui um conjunto de processos permitindo que as empresas controlem e planejem seus recursos com assertividade, de forma a potencializar seus investimentos e lucros. Com isso, é possível otimizar o desempenho de todo o negócio, assegurando a eficiência operacional e um crescimento saudável, ou seja, olhar para a organização como apoio ao crescimento.

Então você pode escolher por crescer ou se organizar, ou ainda crescer organizado. Se optar por crescer sem organização você estará caminhando por uma trilha desconhecida que pode levar o seu negócio ao sucesso ou fracasso. Já pelo caminho da organização você terá maior clareza e segurança para alcançar os resultados desejados, essa com certeza é uma escolha inteligente. Já dizia Pitágoras “Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”.