Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Filhote de bugio-preto nasce no Gramadozoo

Compartilhe:

Foto: Tathiana Gosaric/Divulgação

O Gramadozoo registrou o nascimento de um bugio-preto. O filhote nasceu no final de junho e, para não atrapalhar o bem-estar, a equipe técnica apenas monitora a família. “O filhote está saudável e recebe os cuidados da mãe e de outra fêmea que vive no recinto”, afirma o veterinário Jorge Lima, responsável técnico do Gramadozoo.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Segundo o especialista, a reprodução em cativeiro é sinônimo de bem-estar animal. O tempo de gestação é de sete meses e os filhotes podem viver agarrados ao tórax da mãe por até 20 meses. “O nascimento demonstra adaptação total ao manejo desenvolvido no zoológico”, relata o veterinário.

DIETA MAIS CALÓRICA

Lima observa que a dieta dos animais ganha alimentos com alto valor nutricional no inverno. São inseridos no cardápio pinhão, polenta, amendoim e outros. Além de suplementação alimentar, os animais contam com área aquecida para suportar as baixas temperaturas. “No inverno, eles ganham reforço calórico na alimentação. A reprodução é resultado das ações de enriquecimento ambiental desenvolvidas no zoo”, relata Lima.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Entre os bugios-pretos, uma curiosidade é que machos e fêmeas possuem coloração diferente: apenas os machos adultos possuem pelagem na cor preta. Já as fêmeas e os filhotes, são amarelos. O sexo do filhote nascido no último mês ainda não foi identificado. “Como o filhote está recebendo cuidado integral, não fizemos a contenção para evitar o estresse da mãe e dos demais integrantes da família”, afirma.