Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Cabelo

OPINIÃO FORTI

Márcio Diehl Forti

 OPINIÃO FORTI • O Outro Lado da Moeda

Compartilhe:

Esta coluna anda se especializando em fazer críticas ao pesado trânsito da nossa cidade e arredores, mas está na hora de fazermos também algumas reflexões.

Nós enquanto motoristas e pedestres estamos fazendo a nossa parte? Acredito piamente que não! Está difícil de defender muitas das pessoas que dirigem e que transitam pela nossa região. É gente dirigindo lentamente pela faixa da esquerda, não respeitando preferenciais, entrando na rótula quando não é sua vez, não usando o pisca e por aí vai. Você enquanto pedestre respeita as faixas de segurança ou atravessa em qualquer canto? Ah, se vai usar a faixa de segurança pode caminhar de forma mais dinâmica também, não precisa desfilar na frente do motorista porque o mesmo, geralmente, não está muito preocupado com o seu passeio!

• SIGA O MÁRCIO NO INSTAGRAM

Você procura dirigir por ruas com trânsito menos intenso em momentos de pico? Sabe que não é pecado caminhar as vezes duas quadras ao invés de pegar o seu carro para tudo né? Ah, parar em faixa dupla é infração. Mesmo que você esteja buscando seus filhos na escola, esperando seu amigo para ir no churrasco ou aguardando seu cônjuge que está saindo do pilates. Se você dirige caminhões ou ônibus você não tem a preferencial só porque seu veículo é maior, combinado? Ah, buzina é só em casos extremamente necessários e geralmente o carro que está a sua frente também está sendo trancado por outro, só pra constar!

Estacionar em entrada de garagem é infração também e falta de educação com quem mora no local. E não queira fazer beicinho quando alguém te contestar por ter parado ali, você não tem a mínima razão, e ponto. Vaga de idoso, gestante e cadeirante não é sua (exceto se você cumprir os requisitos) em nenhum momento, nem a noite. Ah, quando chegar no seu carro depois de fazer compras em supermercados não deixe seu carrinho na vaga do lado, é deselegamte também com quem está chegando. Limites de velocidade são para serem cumpridos então não adianta querer passar por cima das pessoas em zigue-zague nas rodovias, primeiro porque é fala de educação, segundo porque você coloca outras pessoas em risco e terceiro que você não vai chegar tão antes assim.

Se eu já fiz algumas dessas coisas e estou pregando moral de cuecas? Provavelmente. Mas a gente evoluí não é mesmo? Bom engarrafamento à todos e bom final de semana!