Canela,

16 de junho de 2024

Anuncie

Secretaria da Saúde lança protocolo de atenção integral a saúde da pessoa idosa

Compartilhe:

Seguindo o objetivo de padronizar os serviços da Rede de Atenção a Saúde e garantir uma cidade cada vez mais acolhedora para todas as faixas etárias, a Secretaria da Saúde lançou nesta quinta-feira (13) o Protocolo de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa. O protocolo foi elaborado devido as particularidades dessa população, que requer um olhar diferenciado.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

“O envelhecimento populacional que vem ocorrendo a nível mundial nos coloca a urgência do tema. Em 2022 a população idosa representava em torno de 14% no mundo e isso mostra que precisamos ter serviços públicos de saúde preparados para atender esse público”, destaca Luana Baumbach, Farmacêutica e membro da equipe responsável pela elaboração do documento.

O protocolo leva mais conhecimento aos profissionais de saúde sobre as ferramentas existentes para avaliação de saúde dessa população.”Procuramos elaborar um documento bem completo e amplo. Estabelecemos alguns fluxos de trabalho para orientar as unidades de saúde quanto aos procedimentos sugeridos a pessoa idosa e os requisitos necessários para encaminhamentos para serviços especializados, como o de Geriatria por exemplo”, explica Viviane Rachid, Médica da Família e membro da Equipe responsável pela elaboração do documento.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

O documento propõe um modelo de atenção integral aos idosos que usam a rede pública de saúde de Gramado. “Estamos felizes com mais esta conquista, porque vai de encontro ao nosso objetivo de qualificar o cuidado ofertado aos pacientes. Queremos potencializar as ações já desenvolvidas e propor novas iniciativas de promoção à saúde”, afirma Daniele Swaizer, Diretora da Atenção Básica.

O evento que ocorreu no auditório da Unidade de Saúde da Várzea Grande e teve como público as equipes de Enfermeiros e de Agentes Comunitários de Saúde. Outros momentos serão organizados para capacitar os demais profissionais de saúde do município.

Crédito: Ascom/PMG