Canela,

17 de julho de 2024

Anuncie

Parceria entre UCS e Prefeitura de Caxias do Sul potencializará projetos na área musical

Compartilhe:

Foto: Bruno Zulian

Acordo de cooperação em fomento às atividades da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, da Orquestra Acadêmica e da Escola de Música da Universidade foi formalizado na inauguração da nova sede da unidade

A celebração da nova sede da Escola de Música da UCS, inaugurada na segunda-feira, 17 de julho, marca também o início de uma parceria entre a Instituição de Ensino Superior e a Prefeitura de Caxias do Sul em benefício da cultura. A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) formalizou um acordo de cooperação com a Secretaria Municipal da Cultura para fomentar, incentivar e potencializar as atividades da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, da Escola de Música da UCS e da Orquestra Acadêmica.

Satisfeito com as novidades, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, referenciou o filósofo Friedrich Nietzsche ao mencionar que ‘sem a música a vida seria um erro’, antes de listar as diversas contribuições da Universidade no campo musical. “Há gente que se dedica o tempo todo para a formação de pessoas. O que fazemos aqui vai ecoar na eternidade”, considera.

A vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, também demonstrou animação pela parceria. “É o fortalecimento de duas instituições, a Universidade e a Prefeitura, acreditando na importância que a cultura tem para o desenvolvimento da nossa cidade. Juntos, sem dúvida, somos mais fortes”, afirma.

Outra novidade anunciada pelo reitor é a reativação do coral para adultos da UCS, criado em 1968, um ano após a fundação da Universidade, e que estava em recesso. O retorno ocorre por meio de parceria com o Rotary Club de Caxias do Sul, rede que busca construir mudanças para a sociedade.

“Hoje nós celebramos a continuidade de um trabalho que os fundadores quiseram que nós fizéssemos quando criaram a Universidade de Caxias do Sul. Nós somos, como Instituição, herdeiros de uma história regional”, aponta o professor Gelson Leonardo Rech.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Experiências Artísticas e Culturais

A nova sede da Escola de Música da Universidade de Caxias do Sul marca uma transição importante para a unidade, que iniciou as atividades em 2021, com a oferta de dois cursos como projetos-piloto: “Produção Cultural” e “Músico Intérprete Instrumentista (Jovem Aprendiz)”. Para o coordenador da Escola e do curso de Licenciatura em Música, professor Vitor Hugo Rodrigues Manzke, este é um momento de conquista em equipe. “Hoje concretizamos um sonho que foi sonhado por muitos e durante muitos anos”, afirma. E acrescenta: “a Escola de Música foca em proporcionar experiências musicais, artísticas e culturais de qualidade para a comunidade e em contribuir na formação dos professores de Música, Dança e Artes que a UCS forma, portanto é também um espaço de formação para esses estudantes”.

O evento de inauguração teve apresentação da Orquestra Jovem UCS – LionsEduc. O projeto, que reúne 50 crianças da Rede Pública de ensino, existe por meio de uma parceria entre a Escola de Música e o Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura. A presidente do LionsEduc, Mônica Debarba Frizon, destacou que a atividade abre novas perspectivas para jovens de todas as classes sociais, oportunizando o desenvolvimento de suas potencialidades através da prática e do aprendizado. “Acreditamos que educação e cultura têm o poder de mudar os nossos jovens, e eles são os agentes que impulsionam a mudança na nossa organização, nas nossas comunidades e no mundo”, considera. Ela ainda relembrou outros projetos realizados em parceria com a Universidade: Quinta Sinfônica da UCS Orquestra, Concertos da Primavera, Concertos de Natal, Joias Italianas do Século XIX e Bossa Nova no Rio Grande do Sul.

Embalados pelo ritmo festivo, a diretora da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura, professora Doris Baldissera, e o vice-presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira, também demonstraram a satisfação em presenciar mais uma iniciativa de êxito a serviço da cultura em Caxias do Sul.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Atividades ampliadas na nova sede

A nova sede da Escola de Música da UCS, no Bloco 24 do Campus-Sede, passa a promover atividades de musicalização para bebês a partir de zero anos e para crianças de 2 a 7 anos, aulas de canto e coral, e de diversos instrumentos musicais, como piano, bateria, guitarra, baixo, violino, viola, violoncelo, percussão, flauta e acordeon. Também serão abertas turmas de jazz, k-pop, balé clássico e dança de salão, nas modalidades infantil, juvenil e adulto. A Escola ainda passa a atender o CETEC – Ensino Médio.

Atualmente, integram o escopo da Escola de Música da UCS práticas da Orquestra Jovem UCS – LionsEduc, com 50 crianças da Rede Pública de Ensino; da Orquestra Acadêmica da UCS, formada por pessoas da comunidade que já tocam instrumentos musicais em diferentes níveis; e do Coro Juvenil do Moinho/UCS, que completa 10 anos em 2023. Diariamente, a Escola também atua nas atividades complementares dos estudantes do CETEC Fundamental.

Mais informações sobre cursos e atividades podem ser obtidas a partir do telefone (54) 3218-2984, pelo WhatsApp (54) 9975-5514 ou pelo perfil no instagram da Escola de Música: @escolademusicadaucs.