Canela,

19 de maio de 2024

Anuncie

Canela capacita mais de 100 professores em Educação Empreendedora

Compartilhe:

Município conclui trilha de oficinas realizadas no primeiro semestre por meio do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS 

O primeiro semestre do ano se encerrou em Canela com a capacitação de 110 professores da rede municipal de ensino para a prática da Educação Empreendedora em sala de aula. Vários encontros foram realizados de forma presencial na Escola Municipal João Alfredo Corrêa Pinto, entre elas: Oficina de Competências Socioemocionais, Educação Financeira, Projeto Legado, Projeto Inspiração e Culturas Locais e do Mundo. A iniciativa da Prefeitura acontece no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS. 

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental, EJA e Escola Especial, Maria Idarlete Prado, as formações proporcionam ferramentas e recursos para o desenvolvimento dos alunos. “São estratégias que ajudam a refletir e agir de forma coerente, conscientizando e estimulando a aprendizagem e a resolução de problemas em seu cotidiano”, destaca. A coordenadora do Turno Integral, Fabiane Tramontin, completa dizendo que as oficinas também enfatizam a importância de incentivar o protagonismo dos estudantes. “Esta é uma tarefa essencial para o desenvolvimento pessoal”, acredita.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

As professoras Fabiane Schimitt e Derenice Zanottielli, da Escola Ernesto Dornelles, destacam o aprendizado da Oficina de Educação Financeira. Segundo elas, vários conhecimentos apresentados sobre economia colaborativa foram adotados em sala de aula, além das competências socioemocionais como empatia e afetividade. “Aproveitei temas como ética e cidadania, sonho e propósito, nas aulas de ensino religioso. Achei as dinâmicas fáceis de trabalhar e adaptar”, reforça Fabiane.

Para a secretária municipal de Educação, Janete Oliveira da Silva Santos, as formações realizadas pelo Sebrae RS atingiram as expectativas traçadas para cada tema. “Os consultores mostraram comprometimento, conhecimento e habilidades para desenvolver reflexões  aos grupos, proporcionando e instigando nos professores o interesse de trabalhar o empreendedorismo com os alunos. Sabemos hoje que, ao trabalhar de forma diferenciada e diversificada na educação, podemos formar grandes empreendedores”, afirma Janete.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Sobre o eixo Educação Empreendedora 

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo.  O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/