Canela,

28 de abril de 2024

Anuncie

Patram constata irregularidades em Estação de Tratamento de Esgoto da Corsan, em Gramado

Compartilhe:

Durante a tarde do sábado (22), Policiais Militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Canela, atendendo a denúncias, procedeu vistoria em Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sob responsabilidade de empresa de saneamento, no Bairro Dutra, em Gramado.

As denúncias apontavam para um possível vazamento no sistema de tratamento dos efluentes, esgoto, recebidos pela estação, além do forte odor percebido nos arredores.

No local foi constatado um grande vazamento na tubulação de ligação dos tanques de tratamento. Era perceptível o lodo acumulado nos arredores dos tanques, havendo inclusive valas abertas de forma manual para escoamento. Sinal de que o fato se perpetua há algum tempo. O tanque com maior capacidade de contenção apresentava sinais de dilatação e vazamento nas juntas, com rompimento dos selantes. Caso haja um rompimento massivo no tanque, há o risco de atingir curso natural próximo, que desagua na barragem do Parque Natural Municipal dos Pinheiros, área considerada Unidade de Conservação.

Ao subir nas rampas de observação foi identificado que nem todos os tanques possuíam aeração (sistema no qual um motor submerso mantém o líquido em movimento no interior do tanque), sendo uma das possíveis causas do forte odor. Um dos tanques estava desativado e outro completamente cheio de particulado (lodo), aparentando sobrecarga na capacidade de armazenamento.

A empresa responsável pela estação de tratamento de esgoto, será notificada a sanar as irregularidades identificadas, sendo adotadas as medidas legais cabíveis.