Canela,

28 de abril de 2024

Anuncie

Encontro de RPG na Biblioteca Cyro Martins reúne mais de 50 participantes

Compartilhe:

Foto: Yasmin Gabriela

No último sábado, a Biblioteca Cyro Martins foi palco da primeira edição do encontro “Entre Livros e Dragões”. Voltado a entusiastas de RPG de Gramado e região, o encontro reuniu mais de 50 participantes, entre jogadores e visitantes. A iniciativa, idealizada em conjunto entre a equipe da biblioteca e a Secretaria de Cultura, veio para atender a uma antiga demanda de inúmeros leitores apaixonados pelo RPG, os quais buscavam um espaço para se encontrar e empreender campanhas neste vasto universo.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Segundo os organizadores, o foco inicial do encontro visava oferecer uma oportunidade para jogadores novatos, proporcionando uma experiência enriquecedora através de diversos sistemas de RPG. “Nosso planejamento inicial incluía trazer palestrantes que apresentassem o RPG, em especial a jogadores iniciantes e inexperientes no meio, no entanto não foi possível devido a diversas questões legais. Com isso, decidimos criar um formato onde os próprios jogadores se organizassem com o dungeon master [o jogador-narrador] para a realização das partidas”, explica Fernando Fisch, servidor da Biblioteca Cyro Martins e um dos idealizadores do projeto.

E a resposta da comunidade foi entusiasmada, tornando o encontro o maior evento da biblioteca em 2023 e um dos mais expressivos desde a retomada da pandemia. O sucesso alcançado já motivou a programação do segundo encontro, que está agendado para o próximo dia 5 de agosto. A configuração do primeiro encontro será mantida, com inscrições de mesas por parte dos dungeon masters e participação aberta aos demais jogadores.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Para participar, os jogadores devem levar alimentos não perecíveis de consumo imediato (biscoitos, salgadinhos ou guloseimas) e bebidas não alcoólicas (sucos, refrigerantes), para compartilhamento entre os demais participantes.

“É de uma satisfação enorme ver os espaços públicos cheios de entusiastas do RPG neste momento de retomada cultural pós-pandemia”, comentou o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato. “Este projeto estava no forno há tempos e vê-lo criando vida de maneira tão expressiva é muito gratificante. Como expressão cultural, o RPG é um importante conector de segmentos artísticos distintos, unindo elementos de artes cênicas, raciocínio estratégico e a dinâmica dos jogos de tabuleiro à literatura, que nos é tão cara e importante. Resta agora aguardar pelo próximo encontro”, finaliza.

Texto: Ascom/PMG